Vacina contra a pneumonia é gratuita e está disponível em Botucatu

Redação Diário | Diário Botucatu

Aumento de casos de pneumonia pode ser evitado por vacina, disponível gratuitamente para toda população botucatuense

 

Entre 2014 e 2015, as doenças respiratórias foram a principal causa de morte entre os brasileiros acima de 60 anos, sendo a pneumonia responsável por mais de 60% dos óbitos.

As doenças respiratórias agudas, como a pneumonia, são responsáveis por mais de 20 mil internações e 3,5 mil mortes entre pessoas com mais de 60 anos, todos os meses, no Brasil.

 

Em média, o tempo de internação para tratar a doença é de sete dias, principalmente nos períodos mais frios, apesar de a infecção poder ocorrer em qualquer época do ano.

Os casos de internação e mortes por pneumonia têm aumentado no país. Em 2014, foram registradas mais de 230 mil internações e cerca de 39 mil mortes  em pessoas com mais de 60 anos. Em 2015 foram mais de 240 mil hospitalizações e 43 mil óbitos. Neste ano, mais de 96 mil pessoas nessa faixa etária foram internadas por pneumonia entre janeiro e maio e cerca de 17 mil morreram pela doença.

Para prevenir a pneumonia e outras doenças pneumocócicas, é possível se vacinar gratuitamente nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs) mediante prescrição médica.

A vacina está disponível para grupos de risco, como diabéticos e pacientes cardíacos, que têm de 3 a 6 vezes mais chance de desenvolver doenças pneumocócicas invasivas.

Entre os sintomas mais comuns da pneumonia estão tosse, febre e dificuldade para respirar. O agente causador é transmitido pelo contato com secreções como saliva e muco. (Com Assessoria)

 

SERVIÇO

 

Onde se vacinar em Botucatu:

– Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais Hospital das Clinicas (UNESP)

Distrito de Rubião Júnior, s/nº – UNESP – Campus de Botucatu

Botucatu/SP

Veja também: