Reconstrução mamária: “agora me sinto completa de novo”

A frase é de Maria Campos, que por conta de um câncer precisou retirar a mama, há três meses ela passou por um procedimento cirúrgico de reconstrução mamária

Com 17 anos, os seios de Maria Dias Campos começaram a sangrar, ela procurou ajuda médica e logo detectaram um tumor benigno. Porém, aos 20 anos ela começou a sentir alguns caroços na mama e novamente procurou ajuda médica, mas dessa vez a notícia não foi boa: Maria estava com câncer de mama.

“Após o diagnóstico foi um período muito difícil, tive que fazer quimioterapia, radioterapia. Perdi os cabelos, fiquei carequinha, essa foi uma parte muito dolorida, triste”, relata Maria.

Mas, o momento em que ficou mais fragilizada durante todo o período de tratamento foi quando os médicos a informaram que seria necessário fazer a mastectomia, ou seja, a retirada da mama.

Maria Campos conta que hoje se sente completa. "É muito bom pegar um sutiã que estava há anos esquecido na gaveta"Sidney Trovão
Maria Campos conta que hoje se sente completa. “É muito bom pegar um sutiã que estava há anos esquecido na gaveta”

“Do diagnóstico até a cirurgia foi um ano. Essa foi a parte que acabou com a minha autoestima, eu não gostava de me olhar no espelho. Eu me achava incompleta, para mim o mundo tinha acabado. Eu achava que era jovem demais para passar por tudo isso. Eu questionava Deus, porque ele estava fazendo isso comigo”, lembra.

Assim que a retirada da mama foi realizada, o médico que acompanhava Maria a informou sobre a possibilidade de fazer a cirurgia de reconstrução, mas para isso ela precisava esperar o tratamento, a imunidade ficar mais forte. E foram quatro longos anos de espera.

“Eu tive que esperar quatro anos para conseguir fazer a cirurgia. Foi uma luta de quatro anos. Faz quase três meses que fiz a cirurgia e estou amando. É a coisa mais deliciosa do mundo você tirar da sua gaveta um sutiã que estava guardado, esquecido lá há anos. Hoje me sinto completa de novo”, afirma Maria.

Josias Campos é o marido de Maria, ele afirma que o período de tratamento de sua esposa foi realmente muito difícil, mas que o amor estava acima das dificuldades. “Desde a descoberta foi muito difícil e triste, tanto para ela como para mim, mas a gente colocou Deus à frente e fomos buscar força para enfrentar. Ela perdeu a âncora, ficou à deriva e nesse momento eu fui a âncora para a vida dela”, conta.

Josias Campos conta que apoiou sua esposa Maria em todas as fases do tratamentoSidney Trovão
Josias Campos conta que apoiou sua esposa Maria em todas as fases do tratamento

Os últimos anos podem ser definidos como de altos e baixos, havia momentos bons de recuperação e outros bastante complicados. “Foi uma angústia o período de espera para a reconstrução, mas tudo é foi feito no tempo certo e olha ficou lindo, maravilhoso. Todos os companheiros de mulheres que são diagnosticadas com câncer precisam dar apoio. A recuperação é mais rápida quando há apoio, meu conselho a todos os companheiros que estão passando por isso é: se ama de verdade, faça esse amor valer em todos os momentos”, finaliza.

Silvana Lacerda afirma que o desejo da reconstrução precisa ser maior que o medoSidney Trovão
Silvana Lacerda afirma que o desejo da reconstrução precisa ser maior que o medo

Assim como Maria, Silvana Lacerda também teve câncer, retirou a mama e esta semana participou do Mutirão de Reconstrução Mamária e conversou com a reportagem antes de entrar no centro cirúrgico.

“Eu passei uma fase muito difícil, mas a minha vontade passar por isso e me sair bem foi maior. Agora eu já estou na etapa final, a reconstrução foi feita, mas ainda precisa fazer alguns retoques. Essa cirurgia devolveu a minha autoestima”, conta.

Silvana estava nervosa antes da cirurgia, mas ela conta que o desejo de reconstrução da mama é maior do que o medo. “Tem que buscar ser forte, que a vitória vem. É uma etapa difícil, mas possível de ser vencida. As mulheres precisam sim fazer a reconstrução, é muito importante para a autoestima”, finaliza.

Saiba mais sobre o Mutirão de Reconstrução Mamária

Veja também: