Tramita na Câmara projeto de lei que regulamenta fogos de artifício

Projeto quer proibir soltura de fogos que façam barulho

izaias-colino-56
Vereador quer que fogos com barulho sejam proibidos

Na sessão da Câmara Municipal de Botucatu na última segunda-feira (6), o vereador Izaias Colino (PSDB), presidente da Casa de Leis, apresentou um Projeto de Lei regularizando a soltura de fogos de artifício em Botucatu, proibindo aqueles com estampido, como rojões e morteiros. Antes de ser colocada em votação, a proposta tramitará pelas comissões internas para análise.

“Protocolei [o projeto] na Câmara Municipal e deu entrada na última sessão. É o Projeto de Lei 3/2017, onde faço a regularização da soltura de fogos de artifício em Botucatu. A ideia que eu proponho, através desse projeto, não é a proibição de todos os fogos de artifício, somente daqueles que tem estampido e causam barulho, como rojões, morteiros e outros tipos. Aqueles fogos que tem apenas efeito visual, assovios serão permitidos e continuarão da mesma forma que se apresentam”, conta o vereador.

Ainda de acordo com o autor da proposta, esse projeto foi apresentado ao ouvir a reclamação das pessoas e alegação de que em algumas cidades como Santos, Campinas e São Manuel, esses fogos já foram proibidos. “Acho que chegou a hora de Botucatu pelo menos discutir essa matéria. Os fogos com estampido fazem mal para nossos idosos, enfermos e para os animais”, justifica. Ele também se propôs a fazer uma audiência pública antes de colocar a proposta em votação, para ouvir a sociedade.