Apaixonado pela pesca esportiva, Botucatuense larga tudo para gerenciar Pousada em Mato Grosso

Mata ciliar, em torno do Rio Juruena, é destaque no estado do Mato Grosso

Localizada em uma ilha no Rio Juruena, ao norte do estado do Mato Grosso, a atual estrutura da Pousada Juruena foi idealizada por um Botucatuense: Cleber Ferreira. Ele foi longe por um bom motivo, afinal, o local é rodeado por uma paisagem intocada da floresta Amazônica, repleta de biodiversidade. “No ano de 2011 eu ainda trabalhava no ramo da tecnologia, foi quando resolvi ajudar meu pai em sua pousada na divisa de SP com o MS. Descobri como me identificava com a organização de grupos de pesca, viagens e diversas questões relacionadas a um estabelecimento turístico”, afirma Cleber. “Então, depois de uma pesca que participei na Amazônia, onde conheci o espetacular Rio Juruena, com belezas naturais indescritíveis e uma quantidade de peixes alucinante, efetivei uma parceria com o proprietário do local, para gerenciar o turismo na região”, complementa.

Para alguns, a pesca esportiva pode ser uma válvula de escape das grandes responsabilidades e rotinas do dia a dia, trazendo relaxamento e confraternizações em estadias longas nos barcos, enquanto outros aproveitam para pescar somente aos finais de semana, utilizando as estruturas dos pesque pague. “Estar em um lugar totalmente isolado e preservado, com pouquíssima interferência do homem, observando os rios com águas transparentes e demais cenários maravilhosos que são obras da natureza, é o que me dá tanto prazer e motiva a busca por mais experiências na pesca esportiva”, ressalta Cleber.

É muito difícil pescar?

A pesca na região é regulamentada pelas leis federais, fiscalizada pelo Ibama e a Polícia Ambiental

Para aqueles que têm curiosidade e desejam conhecer o mundo da pesca esportiva, a dica de Cleber é procurar amigos que já tenham experiência na área, para passar dicas de equipamentos, tipos de peixe que encontrará, melhor época para pesca em cada loca, entre outrosl. Fora isso, há também lojas especializadas e grupos na internet, que podem auxiliar bastante. Para os iniciantes, é importante lembrar que “todos os peixes tem seu grau de dificuldade para serem capturados, em função de seu comportamento e das técnicas de pesca a serem utilizadas”, ensina Cleber.

Os valiosos ensinamentos da prática

O conceito que vem acima de tudo é a necessidade da preservação do meio ambiente. “O ato de pescar e soltar, muito difundido nas duas últimas décadas, leva gerações a não mais matar todos os peixes que pescam, mas sim abater, em algumas ocasiões, apenas os que irão consumir de imediato, soltando os demais, principalmente se forem filhotes ou as matrizes”, evidencia Cleber. “A sensação de soltar um peixe e depois retornar àquele local de pesca e perceber o aumento da quantidade de peixes ali, é maravilhosa! Nos faz enxergar o quanto é essencial o simples ato de pescar e soltar”, confidencia. “Podemos pescar, soltar e ainda pescar novamente o mesmo peixe, só que crescido, e assim vamos garantir que nossos filhos, netos e bisnetos desfrutem das mesmas sensações que nós podemos ter hoje”, argumenta Cleber.

Técnicas e tipos de peixe

A pesca pode ser realizada com varas de mão, molinetes, carretilhas, mosca na categoria “fly”, iscas naturais, iscas artificiais, entre outros. “Diversas espécies de peixes podem ser capturadas de maneiras diferentes, o que torna esses atos mais difíceis e técnicos, fazendo com que o sucesso na captura renda o famoso “troféu” aos pescadores”, esclarece Cleber. “Os peixes de água doce mais cobiçados no Brasil são os Tucunarés Açus, as Piraíbas, as Pirararas e os grandes Tambaquis. No entanto, há muita emoção em todos os estilos de pesca, seja um Lambari de 50 gramas, com um equipamento super leve, ou uma Piraíba de 120kg”, ensina Cleber.

A Pousada Juruena

Pousada Juruena oferece todo suporte para aqueles que desejam pescar com tranquilidade

Com 14 apartamentos, a Pousada utiliza energia solar para aquecimento e trabalha com o sistema All Inclusive. Além disso, embora esteja situada em meio a floresta, oferece internet Wi-Fi, TV a cabo, serviços de pesca com guias especializados, passeios ecológicos e trilhas na mata. “O produto principal na Pousada Juruena é a pesca esportiva, realizada com o acompanhamento de guias na modalidade embarcada, com iscas naturais ou artificiais. Temos também serviços extras que podem ser contratados, como guias fotográficos especializados em aves, para a prática do birdwatching”, explica Cleber. A pesca na região é regulamentada pelas leis federais e fiscalizada pelo Ibama e a Polícia Ambiental.

Torneios de Pesca no Brasil

O mais famoso é o Campeonato Paulista em Pesqueiros, com grande visibilidade na internet e TV. É composto por etapas realizadas em diversos pesqueiros do estado de SP. “São competições muito bacanas e com ótimas premiações, sendo o objetivo principal fomentar o conceito de pesca esportiva e a necessidade da preservação do meio ambiente”, pontua Cleber. “Minha dica é sempre procurar se divertir e descontrair durante a pesca. A escolha do local, do equipamento, da data, a formação do grupo e as reuniões com os amigos, são momentos que fazem parte da pescaria, por isso começamos a curti-la muito antes dela acontecer. Sugiro não focar a pescaria em um evento que necessariamente tenha que render uma enorme quantidade de peixes, ou então um peixe gigante como seu troféu”, ensina Cleber.

Um dos cenários mais esperados do dia pelos turistas na região

Veja também: