Vai viajar nas férias? Verifique se os seus documentos estão em dia

 

Reprodução

O Poupatempo alerta os cidadãos que estão programando viagem no período das férias de fim de ano para os cuidados que devem ser tomados em relação aos documentos. Para evitar problemas e correria de última hora, convém cuidar disso com antecedência, pois a procura aumenta nesta época do ano.

Para quem tem viagem marcada, o Poupatempo lembra que o prazo para emissão de segunda via da Carteira de Identidade (RG) é de até cinco dias úteis. O mesmo vale para primeira via da carteira para menores de 18 anos. Para a primeira via do RG de maiores de idade – caso de quem tem o documento de outro Estado e agora vai tirar pela primeira vez em São Paulo –, o prazo é de até dez dias úteis, pois existe a necessidade de consulta sobre eventuais pendências judiciais.

Quem vai viajar para países do Mercosul pode se identificar apresentando apenas a cédula de identidade, desde que a data de emissão não seja superior a dez anos. As empresas aéreas barram o viajante no momento do embarque por causa da exigência do documento atualizado. Quando isso ocorre, o Poupatempo Guarulhos pode emitir uma segunda via provisória mediante a apresentação do bilhete de viagem marcado, mas o documento vale somente por 90 dias.

Como o número de pessoas que procuram o Poupatempo cresce neste período, convém providenciar o quanto antes o agendamento de horário de atendimento para garantir que os documentos estejam em dia antes da viagem. O agendamento pode ser feito pelo portal poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo ‘SP Serviços’.

Para facilitar a vida dos cidadãos, o Poupatempo conta com um atendente virtual, o Poupinha, que está disponível a qualquer hora, inclusive aos domingos e feriados, no Portal ou no Messenger (serviço de mensagens do Facebook). O Poupinha atende por meio de chat (diálogos por escrito) e ajuda a marcar dia e hora para atendimento em qualquer unidade do Poupatempo.

(Com assessoria) 

Veja também: