Umidade: saiba como evitar mofo nas paredes

Dias chuvosos podem trazer o problema à tona, mas existe solução

Dias chuvosos contribuem para a aparição de mofo nas paredesReprodução
Dias chuvosos contribuem para a aparição de mofo nas paredes

Dias seguidos de chuva podem trazer sérios problemas por causa do excesso de umidade. É comum que deixemos as portas e janelas fechadas por mais tempo e isso pode fazer com que o mofo apareça dentro de casa, seja em uma parede, atrás de um móvel ou até mesmo em roupas e sapados guardados dentro do armário.

Mas, existem algumas medidas simples que podem evitar as manchas indesejáveis em paredes e roupas. Veja:

  • Mantenha a casa sempre arejada, deixe a janela aberta para circular o ar e entrar um pouco de sol;
  • A posição dos móveis pode interferir também no aparecimento de mofo. Se os armários forem embutidos, a dica é impermeabilizar um dos lados da parede, caso não sejam, deixe-os 5 cm afastados da superfície;
  • A escolha da tinta também é uma opção para evitar umidade. O mercado oferece produtos antimofo, que ajudam a proteger as paredes.

 

O mofo é um tipo de fungo que pode ser nocivo para a saúde, causando alergias e até infecções.

 

Caso a parede ou as roupas já estejam mofadas, aí o procedimento é outro. Com as roupas e sapatos, o melhor é fazer a higienização deles, limpando sapatos com panos ou até mesmo lavando. As roupas também precisam ser lavadas e secas. Nada de guardar roupa úmida no armário.

Já quando o mofo invade a parede, também dá para remover, porém isso exige alguns cuidados. Em supermercados existem alguns produtos prontos que podem ser aplicados diretamente nas paredes e que prometem remover as manchas. Mas uma mistura caseira de água, água sanitária e detergente neutro também é muito eficiente.

Use luvas para limpar o mofo e evitar alergiasReprodução
Use luvas para limpar o mofo e evitar alergias

Para fazê-la, é preciso usar uma medida de água sanitária, uma de detergente para duas medidas de água. Coloque num esborrifador, aplique na parece e esfregue com uma espoja macia. Depois passe um pano úmido para enxaguar. O ideal é deixar portas e janelas bem abertas para que a parede seque em seguida. Também é preciso usar luvas para proteger as mãos, já que o mofo em contato com a pele pode causar alergias.