Saiba como ficar seguro durante uma tempestade

Nem sempre sabemos quando acontecerá uma chuva forte, por isso, dicas da Defesa Civil vão te auxiliar a não correr riscos

Chuvas fortes acontecem com frequência durante o verão, por isso é importante alguns cuidadosSidney Trovão
Chuvas fortes acontecem com frequência durante o verão, por isso é importante alguns cuidados

A Defesa Civil do Estado de São Paulo lançou no dia 1º deste mês a Operação Verão. Em Botucatu a operação começa a vigorar na próxima semana e terá ações de prevenção de acidentes causados por tempestades em pontos estratégicos da cidade.

A maior dificuldade que temos é saber quando acontecerá uma tempestade daquelas, com muitos raios, ventos fortes e até granizo. Por isso é bom saber como se proteger quando você perceber que uma tempestade está se formando. Confira as dicas da Defesa Civil:

 

Em casa:

Se você estiver em casa, o melhor a fazer é não sair e esperar a tempestade passar. Sua casa é um local seguro, a menos que durante a chuva apareçam trincas pelas paredes. Este tipo de rachadura é mais comum em períodos longos de chuva e nunca devem ser ignorados pelos moradores. Se você ver rachaduras após a chuva, acione a Defesa Civil.

Já se sua casa foi inundada com água da chuva você deve evitar contato com essa água. Use botas e luvas. Se alimentos forem molhados, jogue-os fora. Lave sua casa, assim como roupas e móveis, tudo para evitar contaminação.

E para evitar incidentes com descargas elétricas, quando notar uma tempestade, desligue as chaves de energia. Para se manter seguro, mantenha próximo o celular e velas, caso acabe a energia. Mas cuidado com incêndios.

 

No trânsito:

Carro é seguro, desde que motorista evite áreas de alagamentoSidney Trovão
Carro é seguro, desde que motorista evite áreas de alagamento

Você estava dirigindo quando foi surpreendido por uma tempestade. O melhor a fazer neste caso é redobrar a atenção, já que os freios perdem a eficiência quando molhados. Também é importante conhecer bem a cidade e sempre buscar por rotas alternativas, onde não haja pontos de alagamentos.

Se cruzar com uma poça de água, muito cuidado, pois buracos podem estar encobertos pela água.

Também tenha atenção com fios de energias que possam ter caído com os ventos. Eles podem estar ligados e causar sérios acidentes.

Quando a chuva for muito forte, o melhor a fazer é procurar um local seguro, estacionar o carro e esperar a chuva passar, principalmente se estiver de moto.

Enchentes são perigosas e devem ser evitadas, uma vez que o carro flutua com facilidade em contato com grande quantidade de água.

 

Na rua:

Pedestres devem ter atenção redobrada e procurar local seguro Sidney Trovão
Pedestres devem ter atenção redobrada e procurar local seguro

Se você estiver a pé quando começar uma tempestade, procure um lugar seguro para se abrigar. Evite caminhar sobre áreas alagadas e atravessar enxurradas, a força da água pode te arrastar. Se for preciso andar em áreas de alagamento, busque uma referência para caminhar, como um muro. Ande sempre próximo ao local, mas sempre observando possíveis riscos de queda.

Se estiver ventando muito, cuidado ao se abrigar embaixo de árvores e próximo a postes, já que os mesmos podem cair. Busque ajuda, acione Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal ou Polícia Militar.

 

Tempestades com raios:

Buscar abrigo em locais metálicos, como pontos de ônibus, pode ser perigoso quando houver raiosSidney Trovão
Buscar abrigo em locais metálicos, como pontos de ônibus, pode ser perigoso quando houver raios

Se a tempestade for acompanhada de muitos raios, tome ainda mais cuidado. Nunca busque abrigo embaixo de árvores, próximo a antenas de transmissão ou cercas e alambrados.

Evite manusear rede elétrica, usar telefone fixo e até ficar próximo a tomadas. Desligue aparelhos eletrônicos das tomadas e só religue-os quando a tempestade passar.

Se estiver no trânsito, feche o vidro do carro e espere o tempo acalmar. Já se estiver a pé, busque um local seguro para se abrigar.

 

Ventos fortes:

Fechar portas e janelas é essencial para evitar que vidros se quebrem. Se estiver em casa, evite ficar no quintal, já que telhas podem se desprender do telhado. Se as telhas começarem a se soltar, procure abrigo em vizinhos. Se estiver na rua, evite ficar debaixo de árvores.

 

Em dias de tempestades, caso precise de ajuda, acione a Defesa Civil de Botucatu, através do telefone 199.

Veja também: