OLHA O QUE ELES FIZERAM EM MENOS DE 80 ANOS?!

Redação Diário | Diário Botucatu
A tranquilidade de uma das ruas de comércio de Kassel, com seus bondes, ciclistas e pedestres convivendo em total harmonia: uma bela e batalhadora comunidade

SABE QUAL É A DISTÂNCIA ENTRE BOTUCATU (BRASIL) E KASSEL (ALEMANHA)?!

BOTUCATU A SP – 230 KM
SÃO PAULO- FRANKFURT – 9.829 KM
FRANKFURT-KASSEL – 193 KM
TOTAL – 10.257 KM

São 10.257 quilômetros de distância. A viagem começa com duas horas de viagem (230 km de estrada) até São Paulo (SP). Depois, são mais doze horas de voo de São Paulo até o Aeroporto de Frankfurt (9.829 km de avião). Pra finalizar, mas uma hora e vinte minutos de trem ou duas horas e meia de carro, num belo passeio seja qual for a opção. São outros 193 km até Kassel.

No total, com os tempos entre chegada e partida, a viagem pode durar 24 horas. É longe. E também bem cansativo pra quem não consegue relaxar entre as nuvens.
Mas vale a pena.

Redação Diário | Diário Botucatu

KASSEL APÓS DESTRUIÇÃO e KASSEL NOS DIAS ATUAIS

90% da cidade de Kassel foi destruída na segunda guerra mundial, em 1.939. Sobraram poucos prédios de pé depois que a Alemanha foi invadida. Kassel tem 1100 anos de história, 1,1 milênio de experiência e cultura adquirida, com certeza a custa de muitos conflitos.
Botucatu, se achar que deve seguir o exemplo de Kassel, quando tiver 1.100 anos pode ser assim. Basta preservar o que tem de melhor.

Redação Diário | Diário Botucatu

OS PARQUES DE KASSEL E OS PARQUES DE BOTUCATU

É o pulmão verde público, para o lazer das famílias,
que toda boa cidade precisa ter.

Redação Diário | Diário Botucatu

A PRAÇA HISTÓRICA DE KASSEL E A PRAÇA HISTÓRICA DE BOTUCATU

É o patrimônio arquitetônico. É o patrimônio cultural. Em Botucatu, é a região onde fica hoje a Pinacoteca, que um dia já foi o prédio da sede Fórum de Justiça, que antes já abrigou as celas de uma Cadeia Pública.

Redação Diário | Diário Botucatu

A ESTAÇÃO CENTRAL DE KASSEL E A ESTAÇÃO CENTRAL DE BOTUCATU

Será que daqui 80 anos a nossa fica assim? De repente, muito antes disso. A estação de trem de Botucatu pode ser a primeira grande estação do trem turístico que sai de São Paulo e atravessa o interior paulista rumo ao Pantanal.
Esse trem, ligando São Paulo ao Pantanal Sul Matogrossense pode ser uma grande ideia pra gente pensar juntos, capaz de unir dois estados brasileiros que tem muita coisa em comum. E podem unir seus interesses em alguns setores estratégicos, como a revitalização da ferrovia. Nas estradas, São Paulo já duplicou as suas principais rodovias até a divisa.

Dalí pra frente, com um pouco de investimento, a integração vai ser perfeita para o desenvolvimento de projetos em conjunto.

O Paraná, é o Rio que nos separa, o caminho paulista para a Tríplice Fronteira, com sua legítima capital do Mercosul: Foz do Iguaçú.

Redação Diário | Diário Botucatu

AS CICLOVIA DE KASSEL E A CICLOVIA DE BOTUCATU

O clima, a topografia são bem diferentes, o que justifica ser a bicicleta como o meio de transporte mais utilizado por lá.

O ciclista e o pedestre são respeitados e também tem suas responsabilidades na segurança do trânsito.
Cada um faz a sua parte para tornar a cidade mais segura para o trânsito de pessoas.

Se estiver chovendo em Kassel, as pessoas usam uma capa, mas continuam usando a bicicleta. A cidade é adaptada para o ciclista. Tem um semáforo para pedestre e um semáforo para as bicicletas, para evitar riscos nos cruzamentos. O vento também é muito mais forte do que em Botucatu e às vezes atrapalha.

Um saudável passeio que garante um corpo exercitado pelo menos duas vezes por dia. Com o tempo, vira um hábito, uma vontade, uma necessidade.

O corpo já acorda pensando em pedalar. Não tem preguiça. Pedalar vira uma cultura quando se vive em uma cidade que permite e torna acessível o prazer de andar de bicicleta.