O PT não vai ter um Plano B

Redação Diário | Diário Botucatu
Lula da Silva: o mercador da esperança de milhões de brasileiros tenta sobreviver à avalanche de denúncias ignorando fatos negativos e confundindo a opinião pública

Parece ser definitiva a escolha de buscar nas ruas o apoio popular para enfrentar o exaustivo e doloroso processo que leva uma a uma, suas principais estrelas para os tribunais. Todos os gestos e movimentações de dirigentes e militantes do partido – dos românticos diretórios municipais do interior até a atordoada direção nacional – mostram claramente que não vai haver lavagem de roupa suja dentro do PT.

O silêncio angustiado e a dor de ver a história de um partido estraçalhada por alguns de seus líderes históricos mais importantes, infelizmente, não vai ser capaz de fazer o petismo olhar para dentro de si mesmo, reconhecer o valor de sua história – e de suas lutas por justiça social – e se livrar de seus líderes condenados pela Justiça, para buscar se reafirmar como partido ideológico engajado que sempre foi, com o apoio de sua militância jovem e intelectual de peito aberto nas ruas, sem medo de encarar no retrovisor, a verdade de sua própria trajetória.

Lula percorre o Brasil como se fosse um grande injustiçado e não um dos maiores responsáveis pela perpetuação e aprimoramento de um modelo político, partidário e de financiamento eleitoral permissivo e nefasto que sempre questionou, quando era parte daquilo que o PT fazia de melhor: oposição. A qualquer governo.

Redação Diário | Diário Botucatu

Uma especialidade que serviu, em muitos momentos da nossa história, para denunciar e impedir que casos de corrupção com consequências graves nos municípios, nos estados e no país, pudessem entrar na pauta do debate político, muitas vezes com mais, outras com menos responsabilidade.

Para muitos petistas por convicção, para outros, por conveniência.

Essa é a peneira que o PT poderia fazer para sobreviver como um partido forte. Mas não quer. Ou não pode.
Infelizmente. Muita gente boa vai perder a oportunidade de reconstruir. Até em Botucatu, aqui no interior paulista, onde essa história teve tantos momentos bonitos.

Tenha um bom dia.

Independente se você acha que o PT deve sobreviver e seguir em frente ou morrer junto com seus velhos líderes que confundiram as coisas, como tantos outros.