O papel da Justiça Federal é o mesmo da Justiça Estadual

Redação Diário | Diário Botucatu
A Justiça Federal em Botucatu: uma história recente que já mostrou ser muito eficiente

Ela, a Justiça Federal, também está presente em municípios do interior, como em Botucatu. Com a mesma estrutura da Justiça Estadual.

A diferença é que o promotor (chamado de procurador federal), quando fica sabendo da existência ou da suspeita de um crime envolvendo os interesses do país, que pode ter ramificação no município em que atua, aciona para a investigação a Polícia Federal e denuncia o crime ao Juiz Federal, que aceita ou, se achar que não existem provas ou evidências suficientes, rejeita.

Simples assim.

Se existirem tentáculos da Operação Lava Jato em programas, obras ou qualquer outro tipo de investimento realizado em Botucatu ou na região com recursos federais, é papel do Ministério Público demonstrar, da Polícia Federal buscar as provas, e da Justiça Federal esclarecer para a sociedade.

Evidentemente – com o mais amplo direito de defesa para os acusados, para que se possa separar em duas bacias quem são os que merecem, ao final de um processo judicial, ter o direito de receber o carimbo de inocentes, e continuar fazendo parte do nosso projeto de cidade, de região e de país.

Vários juízes de primeira instância do país tem demonstrado que é possível esclarecer com rapidez a primeira impressão do judiciário a respeito dos fatos. Aos condenados em primeira instância, sempre haverá o direito de recorrer às instâncias superiores, que hoje já sabem bem qual é a sua responsabilidade na recuperação da credibilidade do nosso combalido sistema.

O Judiciário também precisa fazer sua necessária reflexão sobre o seu verdadeiro papel e quais são as suas reais prioridades.

A Justiça Federal atua com todo o rigor contra milhares de pequenos empresários que deixaram – por vontade ou incapacidade econômica – de recolher os impostos e encargos sobre a folha de pagamento de funcionários.
Contra os pequenos, a nossa Justiça tem demonstrado com toda clareza a sua força. Os condenados por ela na linha de produção que faz parte da rotina, também precisam ver essa mesma vitalidade contra aqueles que podem mais, pra ter a sensação de que não estão pagando a conta apenas por serem bagres pequenos. É justo.

Tenha um bom dia.
Independente de quem você prefere que seja inocente.

Veja também: