DICAS E DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA NA HORA DE PREPARAR A SUA CEIA DE NATAL

A ceia de Natal é o momento de reunir a família, os amigos para festejar, mas requer planejamento e muito trabalho para que tudo saia como o esperado

Divulgação

Ante véspera de Natal e a correria para finalizar as compras dos presentes e dos ingredientes necessários para a ceia é presente em quase to­dos os lares. Mas, antes de sair de casa desesperada e com­prar tudo o que vê pela frente, perca (ou ganhe) alguns mi­nutinhos lendo a nossa ma­téria e depois colocando em prática as nossas dicas.

Muitas pessoas associam a ceia de Natal com alimentos caros, mas dá para fazer uma bela ceia de Natal sem ultrapas­sar o planejamento financeiro, porém é necessário pensar, pesquisar e às vezes adaptar as tradicionais receitas.

A ceia de Natal é o mo­mento de reunir a família, os amigos para festejar. Antes de iniciar qualquer planejamen­to é importante verificar o nú­mero de convidados, afinal as comidas e bebidas devem ser calculadas proporcionalmen­te. Se no cardápio for acres­centar algum item que nem todos os convidados gostem, como arroz, ou farofa com uva-passa, faça duas opções do prato ou deixe a uva em um recipiente separado.

E sabe aquela frase que os detalhes fazem a diferença? Pois é, no Natal pequenos de­talhes e mimos podem trazer mais charme e deixar o am­biente e os pratos mais convi­dativos. Espete alguns cravos da índia no tender, decore o peru com algumas frutas e aquela farofa cheia de cores e sabores não pode faltar.

Além de belos e apetitosos pratos, a decoração da mesa também dá um charme a mais na noite natalina. Uma dica bem simples é utilizar um recipiente transparente com bolas coloridas dentro. Velas e Natal também fazem uma combinação perfeita. As vermelhas trazem um ar ain­da mais tradicional, agora se você pretende deixar a decora­ção mais moderna aposte nas velas flutuantes, você pode aproveitar taças e copos, com alturas e formatos diferentes.

Organizar uma festa sem­pre dá muito trabalho, por isso, não pense duas vezes em pedir ajuda e não é só na hora de botar a mão na massa. Não tenha receio de dividir o cardápio com eles e pedir que tragam um prato cada, afinal o momento é de celebração e todos vão des­frutar de bons momentos.

Dicas de cardápio

Todo mundo espera an­siosamente pelas delícias da ceia de Natal. Mas vamos combinar, não é fácil passar o dia cozinhando e depois ainda ter pique para aguen­tar a festa, que muitas vezes não tem hora para acabar, por isso a decisão do cardápio deve levar em conta o tempo e o trabalho necessário para o preparo.

Como sugestão de entra­da, podem ser feitos pães com patês variados e bruschetta. Bacalhau também é um ali­mento tradicional natalino e os bolinhos de bacalhau po­dem fazer sucesso.

Pernil, peru, leitoa, lombo, tender, bacalhau as opções de carne para a ceia são muitas. Vale adequar qual tipo agra­da mais o paladar dos seus familiares e amigos.