Defesa Civil emite alerta de chuva intensa até o final de semana

Segundo boletim, chuva deve ser acumulada nesta sexta e também no domingo, registrando mais de 100 milímetros só em Botucatu

Redação Diário | Diário Botucatu

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil emitiu um comunicado alertando para a possibilidade de chuva forte e de longa duração para os próximos dias em todo o Estado de São Paulo. Segundo o boletim, a chuva começou nesta quinta-feira (18) e continuar intensa até domingo (21), causando risco de alagamentos em algumas cidades.

Na quinta-feira o tempo começou instável e choveu fraco ao longo de todo o dia em Botucatu. Já para esta sexta-feira (19) a chuva deve continuar, mas em maior intensidade. Segundo a Defesa Civil, para Botucatu estão previstos 66 milímetros de chuva ao longo de todo o dia.

No sábado (20), a chuva dá uma trégua, mas volta a chover com intensidade no domingo (21), quando estão previstos 400 milímetros de chuva para Botucatu.

O motivo de tanta chuva, segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp de Bauru (Ipmet), é a formação de um sistema frontal que deve chegar ao estado no final de semana.

O sistema frontal é quando uma frente fria e uma frente quente e encontra sob a influência de centro de baixa pressão. Tudo isso junto provoca chuva intensa e forte, com descargas elétricas.

Na segunda-feira o tempo volta a ficar seco e não há mais possibilidade de chuva até o final de maio.

 

Como foi maio?

O mês de maio foi frio e com pouca chuva. Até a última quarta-feira (17) choveu 59,5 milímetros, sendo que grande parte desta chuva caiu em um único dia: 04 de maio, quando choveu 42 milímetros.

Se a previsão se concretizar, deve chover em um único dia mais do que choveu ao longo de todo o mês.

Já com relação a temperatura, maio foi gelado. A máxima não passou dos 25 graus e tivemos mínimas variando entre 12 e 13 graus. Até o final do mês a média de temperatura deve ser a mesma: mínima perto dos 13 graus e máximas não passando dos 25.