Cores estão muito ligadas a virada do ano, mas cromoterapia pode ser utilizada o ano todo

A simbologia das cores é muito forte para algumas pessoas, principalmente nessa época do ano. Para cada desejo de ano novo é indicado o uso de uma cor: amarelo se quer dinheiro, vermelho para paixão, branco é paz. Mas, as cores podem exercer um papel muito importante na saúde física e mental das pessoas através da cromoterapia.

iic_1905Sidney Trovão
Lisdaiane Fogaça: “A cromoterapia é um tipo de tratamento que consiste na utilização das cores para curar doenças e restaurar o equilíbrio físico e emocional”

A cromoterapia é um tipo de tratamento que consiste na utilização das cores para curar doenças e restaurar o equilíbrio físico e emocional do paciente. A palavra tem origem no grego “khrôma” que significa “cor”. “Na cultura ocidental, as cores estão relacionadas com as emoções do ser humano, e na oriental é ligada a efeitos físicos. A cor branca representa as sete cores do espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.  A cor preta é ausência de luz”, explica a professora de cromoterapia Lisdaiane Fogaça.

As sete cores usadas na cromoterapia estão diretamente ligadas aos chacras, que são considerados campos de energia que têm influência nas nossas emoções e corpos.

Cada cor é indicada para um tratamento:

Vermelho

vermelhoReprodução

É uma cor poderosa e deve haver precauções no seu uso, pois em excesso pode provocar nervosismo e ansiedade. Pode despertar a sexualidade e erotismo.  O vermelho está ligado ao chakra base, que está localizado no baixo ventre e que comanda a coluna vertebral.  Indicada para problemas como anemia e pressão baixa, fadiga e indisposição.

Melhora a circulação, eleva a temperatura do corpo, combate a depressão. O uso desta cor é altamente revigorante e enérgica. Contraindicações: problemas com pressão alta, situações estressantes, euforia, insônia, tumores, febre.

Laranja

laranjaReprodução

É uma cor alegre e antidepressiva. Corresponde ao chakra umbilical, que comanda as ações relacionadas com o sexo. Influencia o processo de tomar decisões. Indicada para doenças pulmonares, má digestão, gases, pedras nos rins, diminuir as taxas de colesterol, obesidade, cãibra, epilepsia e inflamações. Estimula o sistema nervoso e promove a alegria e aumenta a energia física.  Contraindicações: insônia.

 

Amarelo

amareloReprodução

É uma cor inspiradora por isso pode provocar alguma distração e perda do foco. Esta cor influencia o dinamismo e a capacidade de expressão. Está ligada ao chakra Plexo Solar que rege o estômago e corresponde ao poder pessoal e satisfação. Indicada no tratamento de má digestão, prisão de ventre, vermes, problemas nos rins, problemas intestinais, manchas na pele, cravos e espinhas, problemas como estresse e irritabilidade. Indicado também para melhorar o autocontrole e auxiliar em tratamentos depressivos. Desperta as capacidades mentais, promove o otimismo e favorece a criatividade e o raciocínio. Contraindicações: infecções, insônia, alcoolismo, diarreia, úlceras, gastrite e inflamações.

Verde

verdeReprodução

É uma cor associada à natureza, tranquilidade, equilíbrio e saúde. É uma cor referente ao chakra cardíaco, que comanda o coração e o sistema circulatório. Indicada para tratar problemas de pressão arterial, problemas no coração, circulatórios, ansiedade, pedras nos rins, nódulos, ajuda na cicatrização de machucados e cirurgias. Promove o equilíbrio, a harmonia e a serenidade. Contraindicações: A cor verde não possui nenhuma contraindicação, porém, seu uso deve ser moderado.

Azul

azulReprodução

É uma cor relaxante, que traz paz, serenidade e promove a meditação. Corresponde ao chakra laríngeo, que atua no sistema respiratório e faz a gestão da expressão verbal. Indicada nos casos de infecções, inflamações, problemas de coagulação, insônia, problemas de tireoide, nervosismo e queimaduras, doenças da garganta e olhos. Tem efeito relaxante e apaziguador, eliminando a sensação de angústia e as pertubações nervosas. Contraindicações: Tratamento de resfriados, cansaço e fadiga.

Índigo

cor_indigoReprodução

É uma cor que simboliza a intuição e a compreensão. É representada pelo chakra frontal, localizado no centro da testa e que controla o sistema nervoso. Indicada como um antiestressante, tem o efeito calmante no coração e é capaz de purificar o sangue. Seu uso também é indicado para exercícios de meditação e concentração. Contraindicações: A cor Índigo não possui contraindicações, porém, seu uso também deve ser moderado.

 

Violeta

violetaReprodução

É uma cor relacionada com a estabilidade e paz na consciência. Promove a concentração e eleva a autoestima. O chakra correspondente é o coronário, localizado no alto da cabeça e que está relacionado com a concentração e espiritualidade. Assim como a cor azul, o violeta possui propriedades relaxantes. É capaz de diminuir os batimentos cardíacos. A cor violeta atua diretamente no sistema nervoso central sendo capaz de promover paz e calma para a mente. Combate também as doenças dermatológicas e desintoxica o organismo. Contraindicações: O violeta não apresenta contraindicações.

Branco

branco5Reprodução

Ao receber a luz branca, o organismo liberta todas as vibrações pesadas e negativas provenientes das doenças.

Veja também: