Ar polar vai derrubar a temperatura e fim de semana deve ser o mais frio do ano

De acordo com previsão dos institutos de meteorologia, tem até a possibilidade de geada no sábado

Redação Diário | Diário Botucatu

Se semana passada foi gelada, este final de semana promete ser ainda mais. O frio chega com força nesta sexta-feira (09) por causa da passagem de uma massa de ar polar vinda do sul do país. O sistema deve atingir toda a região sudeste, centro-oeste e até norte do Brasil, derrubando drasticamente as temperaturas no final de semana.

Na semana passada foi a passagem de uma frente fria comum que alterou as temperaturas. Havia a expectativa de que os termômetros registrassem até 6º de mínima, o que não aconteceu. Segundo dados da estação meteorológica da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, a mínima na quinta e sexta-feira foi de 10º. Enquanto a máxima não passou de 19º.

O que muda para esta semana é o tipo de sistema que avança pelo país. A massa de ar polar é mais forte e intensa e por isso levará frio para uma região maior. Esta friagem toda poderá provocar neve nas serras gaúchas e geada nas áreas de serra paulistas e mineras. Até quem não está acostumado com o frio, como é o caso dos moradores de Roraima e Acre, sentirão a queda de temperatura.

Para Botucatu, o frio mais intenso deve chegar só no sábado. Para esta sexta-feira (09), os modelos de previsão do tempo apontam mínima de 11º e máxima de 21º. No final de semana o frio chega com tudo. A mínima de sábado será de apenas 4º e máxima de 16º; e no domingo a mínima será de 5º e a máxima 19º. Na segunda volta a ter temperatura amena: mínima 10º e máxima 22º.

 

Será que vem mais chuva?

Na semana passada houve pancada de chuva antes da passagem da frente fria e também depois. Na última segunda-feira foram registrados 59 milímetros de chuva. Já desta vez a chuva não promete ser intensa. A previsão e que na sexta-feira ocorram pancadas de chuva. A Defesa Civil do Estado de São Paulo espera 8 milímetros de chuva ao longo do dia e tempo seco para o final de semana.

 

 

 

Veja também: