Aplicativo “Orvalho” desenvolvido na FC/Unesp é premiado em evento de Agroinformática

Redação Diário | Diário Botucatu

Um aplicativo para smartphone e tablet que mede e avalia os índices de conforto térmico nos recintos dos animais de produção, inteiramente desenvolvido na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, foi premiado na décima primeira edição do Congresso Brasileiro de Agroinformática (SBIAgro 2017), realizado de 2 a 6 de outubro. O tema da edição 2017 foi “Ciência de Dados na Era da Agricultura Digital”.

O aplicativo “Orvalho”, desenvolvido como parte da dissertação de Mestrado de Arilson José de Oliveira Júnior, defendida junto o Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Energia na Agricultura, da FCA Unesp, sob orientação da professora Silvia Regina Lucas de Souza, do Departamento de Engenharia Rural da FCA, foi o primeiro colocado na categoria profissional de um concurso de aplicativos realizado durante o evento.

 

Sobre o aplicativo

Os equipamentos disponíveis no mercado utilizados para fazer as medições de conforto térmico são caros e inacessíveis aos pequenos produtores. A grande novidade no equipamento desenvolvido é o seu baixo custo.

Para validar os equipamentos que desenvolveu, Arilson realizou testes nos setores de produção da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, com autorização dos docentes da área de Zootecnia. Os resultados obtidos foram positivos.

Instalado no smartphone ou no tablet, o aplicativo faz o cálculo dos índices de conforto térmico, na forma determinada pelo usuário.

Veja também: