Amendoim: tempo de colheita e de se deliciar com receitas saborosas

Aproveite que o preço está baixo e faça pratos típicos da época e outros mais

Redação Diário | Diário Botucatu

Estamos no meio da safra do amendoim, um alimento bastante consumido principalmente nos pratos relacionados as tradicionais Festas Juninas. O amendoim é parente do feijão, lentilha, ervilha, e é um alimento extremamente rico em gorduras e proteínas e com baixa carga de carboidratos, assim como a maioria das castanhas.

Por ter grande proporção de gorduras o amendoim pode ser considerado um alimento com perfil calórico alto. A vantagem é que a gordura do amendoim não interfere nos níveis de colesterol do organismo.

 

O amendoim ainda é rico em vitaminas e minerais, incluindo vitamina E e vitaminas do complexo B, cobre, manganês, molibdênio, fósforo, magnésio, zinco, ferro e potássio. Contém também fibras solúveis e insolúveis.

Por isso, nada melhor do que aproveitar o período de safra, preço baixo, para incorporar o amendoim nas receitas de casa. O Diário traz algumas sugestões de receita de pratos doces e salgados de dar água na boca. Confira:

FUDGE DE CHOCOLATE E AMENDOIM

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de açúcar

2 colheres (sopa) de margarina

1 pitada de sal

6 colheres (sopa) de leite em pó

1/4 xícara (chá) de água

200 gramas de chocolate meio amargo picado

1/2 xícara (chá) de amendoim torrado e sem pele

chocolate em pó para polvilhar

Modo de Preparo: Em uma panela, misture o açúcar, a margarina, o sal e o leite em pó dissolvido na água. Leve ao fogo brando e mexa até começar a engrossar. Desligue o fogo, junte o chocolate e o amendoim. Mexa até o chocolate derreter. Despeje em uma assadeira untada com margarina. Alise a superfície e deixe esfriar até firmar. Corte em quadrados e polvilhe o chocolate em pó.

FRANGO XADREZ

Ingredientes
400g de peito de frango cortado em cubos
300g de cebola cortada em cubos
200g de pimentão (misto, verde e vermelho) cortado em cubos
50g de amendoim frito e sem pele
Shoyu a gosto
Uma pitada de glutamato de monossódico
Uma pitada açúcar
Maisena dissolvida em de água, apenas para engrossa o molho.

Modo de Preparo: Frite o frango até estar quase no ponto. Acrescente o pimentão e a cebola e continue até atingir o ponto ideal e escorra tudo. Na panela vazia e escorrida, acrescente meio copo americano de água, shoyu a gosto, uma pitada de glutamato monossódio, uma pitada de açúcar, deixando sempre a maisena por último. Retorne os ingredientes escorridos e mexa bem. Acrescente a maisena para engrossar e está pronto. Coloque na travessa e acrescente o amendoim por cima.

PÉ-DE-MOLEQUE

Ingredientes
½ quilo de amendoim torrado e sem pele
300 gramas de açúcar cristal
½ copo de água
1 lata de leite condensado
Margarina e farinha (para untar a forma)

Modo de preparo: Debulhe o amendoim. Separe uma panela de alumínio (modelo grosso). Coloque o amendoim, adicione o açúcar e mexa com ½ copo de água. Leve ao fogo até engrossar a mistura – ou até os conteúdos começarem a desprender da panela – e jogue o leite condensado, mexendo por mais 10 minutos. Coloque o doce em uma forma untada com margarina e farinha. Corte o doce cerca de 5 minutos depois e espere esfriar.

 

 

Veja também: