Palmeiras e Brasileirão: 74% de chance de dar certo

Com a vitória sobre o América-MG, as chances do verdão levantar a taça em dezembro sobe significativamente; Flamengo tem 19%

A reta final chegou. Oito rodadas separam uma das equipes brasileiras do título mais importante do país. Palmeiras e Flamengo prometem travar o embate até o último jogo. Porém, para o site Infobola.com.br, o verdão já está com 74% das mãos no troféu.

A estimativa é realizada a partir de dados selecionados: mando de campo, retrospecto no campeonato e o nível do adversário. A partir desses quesitos é feito um cálculo de probabilidade.

foto-2-esporteReprodução Google

O resultado? Com o triunfo sobre o América-MG no último domingo (9), o Palmeiras tem, segundo o site, uma probabilidade de 74% de levantar a taça de campeão brasileiro. O Flamengo, vice-líder, apesar da vitória sobre o Santa Cruz, teve suas chances reduzidas para 19%. Atlético-MG e Santos com 6% e 1%, respectivamente, correm por fora.

O portal ainda traça panoramas sobre chances de Libertadores e rebaixamento. Segundo eles, com o advento do G-6, até o 14º colocado tem chances de classificação para o torneio mais importante da América do Sul. O Flu, quinto colocado, ostenta 64% de chance e tem muito bem encaminhado sua presença na competição. O Atlético-PR tem 43%, seguido do Botafogo com 47%. O Grêmio apesar da irregularidade, ainda tem 34% de estar na Libertadores em 2017. O Corinthians, sem vitórias nos últimos seis jogos, reduziu sua probabilidade para 14%. A Ponte Preta, na décima posição, surge com uma chance remota de 5%, seguido da Chapecoense, com 2%. Cruzeiro, Coritiba e São Paulo tem 1%.

Na zona da degola, as porcentagens preocupam. O América-MG, lanterna da competição, já está virtualmente rebaixado com 99% de chance. O Santa Cruz também já está com os dois pés na série B, com 98%. Completando o Z-4, o Figueirense tem 74% e o Internacional, 43%. Outras sete equipes também estão ameaçadas. Sport e Vitória, com 30% e 21%, respectivamente, estão há alguns pontinhos do Inter. São Paulo e Coritiba vem logo atrás com 8% cada. O Cruzeiro, devido aos pontos analisados, aparece com 13%. Com um pouco de tranquilidade, Chapecoense e Ponte Preta tem 4% e 2%.

Veja também: