Botucatu encerra participação nos jogos regionais com saldo positivo e a esperança de seguir evoluindo

A cidade ficou com a quarta colocação geral da competição; futsal masculino e o handebol e o skate feminino foram algumas da modalidades que faturaram o ouro

Redação Diário | Diário Botucatu

“O futsal masculino encerrou a participação botucatuense nos jogos faturando mais uma medalha de ouro”

Jean Madrid
Colaborador DB

Os Jogos Regionais 2017, realizado em Lençóis Paulista, teve o seu encerramento realizado no domingo (30) e Botucatu voltou para a casa com a mala cheia de resultados positivos e visando evoluções cada vez maiores para futuras competições.

Neste ano, a delegação botucatuense, formada por mais de 400 atletas e 50 integrantes da comissão técnica, optou pelo investimento local, viabilizando a participação de novos jovens e alçando o esporte da cidade a um nível maior, como explica José Nelson, chefe da comissão.

“Neste ano, optamos por um trabalho diferenciado, utilizando os atletas da cidade. Não houve contratações. Justamente, para dar chances aos atletas de escolinhas e projetos. Tanto que o retorno da categoria sub-21 viabilizou essa ideia que já vínhamos imaginando há algum tempo. A preparação das delegações foi muito boa. Claro que tivemos algumas dificuldades, mas a secretaria de esportes está empenhada em estruturar ainda mais as esquipes. Algumas modalidades acabaram não vindo para os jogos por causa dessa estrutura, contudo nós vamos correr atrás para desenvolver essas modalidades. Tudo com os pés no chão e investindo nos atletas da cidade”, explicou.

Sobre o motivo desse investimento local, José destacou a importância de deixar um legado para a cidade. “É claro que trouxemos atletas de fora, mas todos voluntários que já atuam pela cidade. Não houve desembolso para contratações. Não tivemos gasto algum com os Jogos Regionais, mas sim o investimento no atleta local. Não compensaria contratar atletas somente para vir, representar a cidade nos jogos, mas que no fim não deixariam nenhum legado para Botucatu”, afirmou.

Dentro dos Jogos Regionais deste ano havia 26 modalidades, das quais Botucatu teve representantes em 21. O resultado geral foi além das expectativas. “Todos os resultados foram relevantes. A secretaria de estado acabou não fazendo a classificação geral dos jogos, mas nossa delegação acompanhou e realizou esse apanhado, para avaliar o desempenho da nossa equipe. Ficamos com o quarto lugar, atrás de Bauru (1º), Piracicaba (2º) e juntos de São Carlos na quarta posição”, relatou José Nelson.

“Uma quarta colocação, com atletas prata da casa, atletas de projetos sociais, que vibraram conosco, é extremamente gratificante. Em versões anteriores, com equipes contratadas, não alcançamos um resultado tão positivo quanto o deste ano. Então o quarto lugar foi extraordinário. Todos os resultados foram significativos, mas é lógico que temos que aplaudir os medalhistas de ouro, como as meninas do handebol, o futebol masculino e o skate feminino”, afirmou ainda.

Sobre a preparação e o empenho da delegação na busca por bons resultados, o chefe da comissão ressaltou a empatia e a colaboração de todos. “Estamos com uma comissão nova, na qual eu exerci o papel de líder. Reuni a equipe antes dos jogos e deleguei a eles total liberdade. Todos já sabiam o que tinham que fazer e foi isso o que aconteceu nos jogos. O que mais se destacou foi o trabalho dos nossos colaboradores, o pessoal da cozinha, alojamento, transporte, o grupo de apoio. Tudo funcionou. É claro que erramos, mas os erros sempre foram corrigidos com rapidez. A delegação, os atletas e os dirigentes estavam fechados, de acordo com as normas que foram passadas. Todos abraçaram a causa, sem exceção. Foram muitos respeitosos e compromissados com o que lhes foi passado. Então ficou muito fácil trabalhar. Tudo fluiu perfeitamente”, relatou.

“O feedback dos atletas e da comissão foi boa. Não houveram reclamações, somente elogios. Os atletas foram muito bem acolhidos. Todos elogiaram bastante a alimentação (risos), as moças da cozinha, lideradas pelo Paulinho da merenda, que foi o coração dos nossos jogos, proporcionando refeições de primeira e atendendo todas as nossas necessidades. Também pelas redes sociais, atletas e dirigentes elogiaram o trabalho realizado. Toda estrutura funcionou muito bem. Num balanço geral, acredito que as expectativas foram atendidas, é claro que precisamos acertar ainda alguns pontos, mas de uma forma geral foi tudo muito positivo”, concluiu.

Representados pela maior delegação de sua história e empenhados em mais participações sólidas e vitoriosas em compromissos futuros, o esporte botucatuense segue crescendo dia após dia. “O esporte de Botucatu vem crescendo bastante. A nova gestão abriu um chamamento público para várias entidades, envolvendo várias modalidades. A secretaria de esportes e a prefeitura abraçaram a luta também. Então o desenvolvimento está em ascensão, principalmente na área social. E se a área social desenvolve o trabalho muito bem, é claro que colheremos bons frutos e teremos equipes de alto escalão. As entidades que receberam o chamamento, todas regularizadas perfeitamente, estão recebendo todos os subsídios necessários para exercer os projetos. Estamos em uma grande ascensão e, creio eu que em três ou quatro anos, despontaremos nos jogos regionais e também nos jogos abertos”, afirmou José Nelson.

 

Veja também: