UFSCar oferta 2.873 vagas em 64 cursos pelo SiSU em 2018

Inscrições no SiSU começam em 29 de janeiro

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) assinou no final de 2017, junto ao Ministério da Educação (MEC), o Termo de Adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), confirmando a oferta de 2.873 vagas em 64 opções de cursos de graduação presenciais para ingresso no primeiro semestre de 2018.
O Termo de Adesão ao SiSU contém informações sobre os pesos e as respectivas notas mínimas para cada uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em cada opção de curso e turno, além de explicitar a forma de distribuição das vagas de acordo com o estabelecido pela Lei nº 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de Ensino Técnico de nível Médio.
A novidade para 2018 são as novas quatro modalidades de concorrência destinadas a pessoas com deficiências, regulamentadas no final do primeiro semestre de 2017, e que, na UFSCar, resultaram em uma reserva equivalente a 326 vagas. Também estão detalhadas no Termo de Adesão as informações sobre a documentação exigida para matrícula para os estudantes que se inscreverem em cada uma das oito modalidades de concorrência no âmbito da Lei nº 12.711/2012, que determina a reserva de 50% das vagas para estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas, além de outros critérios que incluem autodeclaração de raça/cor, renda familiar e, também, as pessoas com deficiências.

MEC divulga calendário do SiSU 2018
O MEC divulgou, no dia 8 de dezembro de 2017, o cronograma do SiSU 2018, sistema por meio do qual os estudantes poderão fazer suas inscrições para concorrer a uma vaga na Universidade, seja na modalidade de ampla concorrência ou nas modalidades específicas da Lei nº 12.711/2012.
De acordo com o MEC, as inscrições estarão abertas de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, sendo que o resultado da primeira chamada já sai no dia 2 de fevereiro e as matrículas deverão ser feitas entre os dias 5 e 7 de fevereiro. Quem não for chamado ainda poderá colocar o nome na lista de espera entre os dias 2 e 16 de fevereiro, para ter a chance de participar das demais chamadas, cujas datas constam em edital também já divulgado pela UFSCar (em https://goo.gl/dXsL8J).
O edital e todas as orientações sobre o ingresso na graduação, prazos e documentação exigida para matrícula estão disponíveis no site www.ingresso.ufscar.br. Outras informações podem ser obtidas junto à Coordenadoria de Ingresso na Graduação da UFSCar pelo telefone (16) 3351-8152.

 

(com assessoria)

Veja também: