Senac oferece capacitação gratuita para pessoas com deficiência intelectual

Programa contribui com a inclusão e desenvolve habilidades para o ingresso no mundo do trabalho

O Senac Botucatu está com inscrições abertas para o Programa Educação para o Trabalho – Trampolim, curso gratuito que oferece 20 vagas para a formação básica profissional para jovens e adultos com deficiência intelectual.

A programação, com duração de 550 horas, visa estimular a autonomia para superação de desafios, a realização de atividades cotidianas e também trabalha competências para o mundo do trabalho.

Edmée de Campos Rodrigues, docente da área de desenvolvimento social do Senac Botucatu, explica que durante o programa o aluno aprimora suas habilidades sociais e ganha mais autonomia. “O curso aborda assuntos do cotidiano que são adaptados à realidade do público atendido. Nele, o aluno aprende a se comunicar, a lidar com finanças por meio de atividades lúdicas e participa de atividades que o coloca em contato com o universo artístico”, explica.

De acordo com Silmara Cristina Silvestre Felipe, mãe da Ariane, ex-aluna do PET – Trampolim, ao longo do curso, a filha ficou mais sociável e independente. “Esse programa é maravilhoso e a ajudou em todos os sentidos. Ela aprendeu a ir ao mercado, a lidar com dinheiro, além de ter despertado a sua vocação para o artesanato. Hoje ela pinta quadros e faz bijuterias. Seus próximos passos serão iniciar um curso profissionalizante e começar a trabalhar”, comemora.

Quem também acompanhou de perto o desenvolvimento do filho Fábio foi Maria das Graças Domingos Franco. “Ele melhorou bastante. Antes, era uma pessoa com medo, não sabia se expressar.  Com o programa, ele adquiriu confiança e fez mais amizades. Se interessa por vários assuntos, como cinema. Hoje, ele vê um filme e consegue comentar o que achou”, conta Maria das Graças.

O programa é destinado a pessoas com deficiência intelectual, vinculada ou não a uma instituição, com idade a partir de 16 anos completos. As inscrições devem ser feitas no Setor de Atendimento do Senac Botucatu, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. As aulas começam no dia 13 de fevereiro, das 14h às 17h. Outras informações pelo telefone (14) 3112-1150 ou no Portal Senac www.sp.senac.br/botucatu.