Nova reitoria da Unesp é escolhida

Prof. Dr. Sandro Roberto Valentini – do campus de Araraquara (reitor), Sergio Roberto Nobre, do campus de Rio Claro (vice)Divulgação
Prof. Dr. Sandro Roberto Valentini – do campus de Araraquara (reitor), Sergio Roberto Nobre, do campus de Rio Claro (vice)

Nesta quinta-feira (27) foi encerrada e divulgada a apuração das eleições do segundo turno para a nova reitoria da Unesp, quatriênio 2017-2021. A chapa composta pelos professores Sandro Valentini e Sergio Nobre venceu a disputa, totalizando 57,65% dos votos válidos.

Em segundo lugar ficou a chapa de oposição, dos docentes Maria do Rosário Mortatti e Fernando Marins. Apesar de terem levado 42,35% dos votos válidos, eles receberam quase 2.950 votos a mais que os adversários, foram 8.612 votos contra 5.678.

A diferença refere-se à distinção dos pesos dos votos durante o processo eleitoral na Unesp: enquanto o voto dos docentes tem peso de 70%, dos discentes e dos servidores técnico-administrativos e discentes valem 15%. Com isso, apesar da preferência destas duas últimas categorias, a chapa “Novos caminhos para a Unesp” levou o segundo lugar.

Vale destacar que o processo eleitoral na universidade trata-se uma consulta à comunidade. Mesmo com os resultados, a decisão sobre quem assume a reitoria cabe ao governador do estado. (LF)

Veja também: