‘A comédia do trabalho’ terá apresentações no sábado e domingo

Espetáculo reúne personagens e diálogos do dia a dia traçando paralelo entre o real e a ficção

Neste fim de semana, o Teatro Gino Carbonari apresenta, pela segunda vez, a peça “A comédia do trabalho”. Com texto da Companhia do Latão, grupo teatral de São Paulo, a trama conta com um elenco composto por alunos da Artistas S/A, que representam figuras comuns do cotidiano capitalista: um desempregado que tenta o suicídio, um banqueiro que depende de ajuda do governo para vender seu negócio, ambos em meio a massas de miseráveis, capitalistas e policiais. Ainda há uma representante da Missão Filantrópica Internacional, que viaja para oferecer ajuda.

A diretora da peça, Juliana Spadot, conta que esses personagens foram inspirados, ainda, em diálogos da rua. “Ao mesmo tempo em que rimos de uma personagem exagerada percebemos que ela é parte de um universo absolutamente possível. Portanto, ela também é real. Sou eu, é você. Aliás, diversos diálogos surgiram das ruas, de ‘personagens’ que podemos encontrar no dia a dia”.

Juliana, que também é professora de teatro, completa que um dos destaques do espetáculo é, justamente, o jogo entre o farsesco e o real. “Outros destaques são os trocadilhos e a ambiguidade no texto, cuja expressão dá conta da comicidade e reflexão a que o trabalho se propõe”.

‘TEXTO FAZ-SE NECESSÁRIO A TODO PÚBLICO’

“A comédia do trabalho” estreou em dezembro de 2016 em Botucatu. Após uma boa receptividade do público, a diretora da peça, Juliana Spadot, conta como foi a decisão de encená-la novamente. “Decidimos reapresentá-la porque acreditamos na importância da difusão desse texto e também porque conseguimos concretizar, com a parceria de algumas empresas, o objetivo que tínhamos de formação de público. Assim, conseguimos viabilizar um número de cortesias para alunos de escolas públicas e disponibilizar ingressos a cinco reais para o público em geral”.

Ela completa que, tirando a classificação indicativa de 12 anos, “o texto faz-se necessário a todo o público”. “Essa é uma peça divertida e também um ‘chamamento’ para a reflexão”, conclui.

A peça conta com apoio cultural do ExibOutdoor e patrocínio da Mel Orgânico Alvorada, Alimentos Orgânicos Alvorada, Ultratrip, Choco Root’s, Bichos e Cia, Cacau Show, Rede de Educação Marcelinas, Padaria Santa Cecília, Locate People e Sankal. “Agradecemos a todos que colaboraram direta ou indiretamente e em especial a Robert Coelho e Lúcio Aria”, finaliza Juliana.

 

 

“A comédia do trabalho”
– Datas: Sábado (11) e domingo (12), às 20h
– Local: Teatro Gino Carbonari – R. Visconde do Rio Branco, 1.426, Vila Padovan
– Entrada: R$ 5