06 em cada 10 brasileiros que nunca foram ao Rio de Janeiro têm intenção de conhecer a cidade

Redação Diário | Diário Botucatu

Pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo revela que 60% dos brasileiros que ainda não conhecem a cidade maravilhosa têm o desejo de fazê-lo; e a maioria espera viajar em no máximo um ano 

O Ministério do Turismo encomendou uma pesquisa para medir a imagem do turismo no Rio de Janeiro. Foram entrevistados 1.000 visitantes potenciais das cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre, capitais consideradas prioritárias dentro do plano de marketing da cidade do Rio de Janeiro (RioTur). De acordo com o Instituto FSB, responsável pela elaboração da pesquisa, quase metade dos entrevistados (43,3%) nunca esteve no Rio de Janeiro. Porém, grande parte desses turistas (59,2%) têm interesse em conhecer a cidade e mais da metade (60%) já colocou o Rio na programação de viagens – visitarão a cidade maravilhosa em até um ano.

Outro dado positivo diz respeito à propaganda boca a boca. Grande parte dos entrevistados recomendaria o Rio de Janeiro para amigos e familiares. Somente 24,2% daqueles que responderam à pesquisa disseram que se tivessem que recomendar um destino, não seria o Rio.

As praias, a beleza da cidade, o Cristo Redentor e a famosa Copacabana foram os motivos mais citados por aqueles que desejam conhecer a cidade. Por outro lado, daqueles que não desejam conhecer o Rio (18,4% dos entrevistados), a violência foi citada como o principal motivo. A pesquisa revelou ainda como foi a experiência na cidade para aqueles que já conheciam o Rio de Janeiro. Para quase 76,7% dos entrevistados, a experiência na cidade foi ótima ou boa .

“O Rio de Janeiro é o cartão postal do turismo brasileiro. A cidade é a principal porta de entrada dos turistas que visitam nosso país a lazer e um dos principais destinos do mercado doméstico. Por esses motivos, o Ministério do Turismo tem uma atenção especial com a cidade e estamos trabalhando em um plano de ação para atrair ainda mais turistas e ampliar a ocupação hoteleira da cidade”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

SOBRE A PESQUISA – A pesquisa para medir a imagem do Rio de Janeiro foi encomendada pelo Ministério do Turismo ao Instituto FSB Pesquisa. Foram realizadas 1.000 entrevistas entre os dias 15 e 20de agosto, nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre, distribuídas proporcionalmente ao tamanho da população em cada uma das cidades. A margem de erro é de 3pp, com intervalo de confiança de 95%

 

Veja também: