Três opções de macarronada sem molho de tomate

Com preço do tomate em alta, substituições é opção mais barata para garantir a macarronada de domingo

Em abril, o preço do tomate teve uma variação de 40% por causa do período de entressafra. Nas gôndolas dos supermercados e quitandas, o preço chegou quase a R$ 7, um valor nada atrativo.

O tomate, que é uma fruta, tem presença garantida na mesa dos brasileiros, em saladas, pratos quentes e frios e principalmente no molho da macarronada de domingo. Mas se o preço está alto, o macarrão ao sugo ou à bolonhesa vai ter que ser substituído por versões sem tomate. O Diário traz algumas opções de molhos tão saborosas quanto estas duas, que vão dar um toque especial ao almoço do domingo. Confira:

 

À carbonara

Sem molho, esta versão mistura bacon e ovo, o que deixa qualquer tipo de macarrão delicioso. O modo de preparo é bastante simples e rápido por ter poucos ingredientes. A sugestão é usar o macarrão tipo espaguete para o preparo, mas você coloca este molho em qualquer um. Veja a receita:

Ingredientes:

bacon picado a gosto

queijo ralado a gosto

3 ovos

sal

pimenta

Modo de preparo: Em uma frigideira, frite o bacon, em seguida acrescente os ovos batidos. Quando estiver cozido, acrescente o sal, a pimenta e o queijo ralado. Misture o macarrão cozido e sirva.

 

Ao pesto

Este tipo de molho é leve e por isso é uma delícia. Existem diversas versões para o molho ao pesto, que levam temperos e ervas diversas. Você pode fazer pesto de manjericão (que será a nossa sugestão), mas também de agrião, mix de ervas e outras opções. Também fica saboroso usar macarrão integral para esta versão de molho.

Ingredientes:

1/4 de xícara de folhas de manjericão

2 colheres (sopa) de nozes picadas

1 pitada de sal grosso

2 dentes de alho

1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado

1 colher (sopa) de queijo tipo provolone ralado

1/2 xícara de azeite

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata até tudo ficar bem moído. Transfira esta massa a um recipiente e coloque um pouco de óleo. Vá mexendo e acrescentando óleo até o molho ganhar consistência. Guarde em geladeira por alguns minutos para garantir um sabor mais intenso. Quando for usar, basta cozinhar o macarrão de sua preferência e depois acrescentar o molho pesto.

 

Ao molho branco

Esta versão é clássica para substituir o molho de tomate. Você pode fazer só o molho branco ou então fazer versões mais incrementadas, com legumes e verduras junto ao molho. Fica uma delícia.

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de óleo

1 colher (sopa) de margarina

100 g de requeijão

1 lata de creme de leite

1/2 cebola pequena picada

1/2 litro de leite

pimenta-do-reino e sal a gosto

queijo ralado a gosto para decorar

Modo de preparo: Em uma panela coloque a margarina, quando estiver derretido acrescente a cebola, o sal e a pimenta. Fique por 1 minuto mexendo essa mistura para pegar gosto. Coloque o leite e mexa, logo depois acrescente todo o creme de leite. Continue mexendo sem parar, até que o molho fique numa consistência mais firme. Acrescente o molho ao macarrão.