Soja, milho, coco…conhece as diferenças de cada tipo de óleo?

Além de entender as diferenças entre os mais variados tipos de óleo, você vai aprender uma receita de sorvete de chocolate com óleo de coco

Azeite, milho, soja, canola, coco… a variedade de óleos hoje no mercado é grande, mas você sabe como utilizar cada tipo da melhor forma? Alguns são indicados para preparações frias, outros já aguentam altas temperaturas sem perder suas propriedades.

Buscando mais saúde e qualidade de vida, você deve optar pelos óleos mais naturais como o óleo de coco ou azeite. Para frituras ou preparações que exigem temperaturas mais elevadas, você pode optar pelo óleo de girassol ou canola. Abaixo, fizemos um resumo sobre cada tipo de óleo e suas preparações.

azeiteolivaReprodução
Azeite

O azeite é indicado para pratos frios, para ser utilizado após o preparo dos alimentos ou para refogar. É ideal para saladas. As altas temperaturas modificam suas propriedades benéficas. O uso do azeite de oliva é milenar e não se sabe com exatidão sua origem. Ao lado da videira, a oliveira foi uma das primeiras árvores a ser cultivada há mais de 5.000 anos, no Mediterrâneo Oriental e Ásia Menor.

sojaReprodução
Óleo de soja

Esse talvez seja o tipo de óleo mais conhecido e utilizado nas cozinhas brasileiras. O óleo de soja é indicado para frituras, pois resiste ao aquecimento até 180ºC sem perder suas propriedades. Mas, com certeza, não é o mais saboroso.

 

girassolReprodução
Óleo de girassol

Este tipo de óleo não é indicado para molhos e saladas, pois seu sabor pode sobressair aos de outros ingredientes. Também é indicado para frituras, principalmente aquelas que exigem temperaturas elevadas. O óleo de girassol aguenta até 200ºC sem perder suas propriedades. Preparar peixe frito pode ser uma boa pedida.

milhoReprodução
Óleo de milho

Este tipo de óleo é meio contraditório, pois não é recomendado seu uso frio, porém ele não aguenta altas temperaturas. Mas, então o que podemos preparar com o óleo de milho? Bolos e receitas doces que levam óleo na composição, principalmente nas massas.

 

oleo-cocoReprodução
Óleo de coco

Um dos queridinhos daqueles que buscam uma vida mais saudável. O óleo de coco é rapidamente absorvido e metabolizado. Mas, ele possui um leve sabor da fruta e, se você não gosta, talvez não se adapte a esse tipo de óleo. Além de não ser armazenado pelo organismo, ele pode ser utilizado em praticamente todas as receitas.

 

Já pensou em fazer sorvete de chocolate com óleo de coco?
sorveteReprodução

Ingredientes

  • 3 bananas maduras congeladas
  • 1 colher (chá) de cacau em pó sem açúcar
  • 1 colher (sopa) de óleo de coco
  • Amêndoas picadas
  • Mel, melado de cana ou adoçante a gosto

Modo de preparo

  • Congele uma banana madura e corte-a em pedaços.
  • Acrescente uma colher (chá) de cacau em pó sem açúcar, uma colher de sopa de óleo de coco e adoce.
  • Bata tudo com um mixer de mão ou no liquidificador até ganhar a consistência de sorvete (vá raspando as laterais do copo e – lembre-se de desligar a lâmina ao fazer isso).
  • Acrescente uma colher de sobremesa de óleo de coco.
  • Sirva com amêndoas picadas.

Veja também: