Receita bolinho salgado de nozes

Resultado de imagem para bolo de bacalhau

Ingredientes:

 

1 xícara de amêndoas, avelã e nozes (ou outras oleoginosas de preferência)

 

1 cenoura cozida

 

1 colher (sopa) azeite

 

1 colher (sopa) cebola

 

1 colher (sopa) salsinha

 

1/2 colher (sopa) linhaça

 

Alho

 

Cominho a gosto

 

2 colheres (sopa) farinha de rosca

 

Farinha de rosca para empanar

 

Modo de preparo:

 

Triture as nozes/avelã/amêndoas no processador até obter uma farinha. Adicione a cenoura cozida e o azeite.

Triture durante um minuto até obtera consistência de um creme.

Pique fino a salsinha e a cebola. Acrescente o alho, cominho e a farinha de rosca.

Modele em formato de croquete e passe na farinha.

Leve ao forno a 200°C durante 15 a 20 minuto

 

Super Alimentos, você sabe quem são eles?

Alguns alimentos do nosso dia-a-dia estão sendo classificados como superalimentos, pois são considerados muito nutritivos, por conterem substâncias capazes de propiciar uma melhor qualidade de vida através da prevenção de diversos problemas de saúde. Isso é possível devido a alta concentração de fibras, proteínas, vitaminas e minerais. Também possuem ação antioxidante, que ajuda a combater os radicais livres e a retardar o envelhecimento.

Veja alguns exemplos desses alimentos e comece a incluí-los na sua alimentação:

 

Açaí – alimento aliado do coração. É capaz de diminuir os índices ruins do mau colesterol. Deve ser consumido puro, ou seja, sem adição de açúcar, granola, farinha ou outra fruta.

 

Chocolate amargo –  Rico em antioxidantes (combate os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce, e reduz os riscos de problemas cardíacos e derrames). O chocolate amargo deve ter pelo menos 70% de cacau. Deve-se comer um quadradinho por dia.

 

Castanha do Brasil – alimento que combate o estresse e a perda de memória. No entanto, não se pode comer castanha em excesso, pois ela contém selênio. Quando ingerido em excesso, o selênio é tóxico. Deve-se comer uma castanha por dia.

 

Aveia – importante no controle do mau colesterol e no controle de peso, pois devido à presença de fibras solúveis e insolúveis, a aveia confere sensação de saciedade, e a pessoa demora mais tempo para sentir fome. A aveia pode ser utilizada para preparar bolos, mingau, sopas, ou para ser misturada a frutas e outros alimentos.

 

Batata doce – rico em antioxidantes, carboidratos, fibras, vitaminas, manganês e potássio. Pode ser usada em pratos doces ou salgados. Fonte de betacaroteno, o componente que potencializa o bronzeado durante o verão.

 

Azeite de oliva – o consumo do óleo combate o mal de Alzheimer e a confusão mental. Evita o acúmulo de gordura, que provoca doenças cardiovasculares e diabetes, combate a osteoporose e inflamações. A manteiga no pão pode ser substituída por um fio de azeite. Basta duas colheres de sopa por dia.