Quem resiste a um bom churros?

Receita de origem espanhola faz sucesso no Brasil há muito tempo

Por Bruna Zechel

Difícil encontrar uma pessoa que não goste de um bom churros, quentinho, com aquele gostinho de canela e um bom doce de leite. Hum…deu água na boca só de pensar não é mesmo?

Embora seja um produto muito consumido no Brasil, a receita tem origem espanhola e de lá até aqui muita coisa mudou. A receita que é produzida à base de farinha de trigo e água tem características diferentes em seu país de origem para o churros que encontramos a venda nas praças.

A primeira diferença é que o churros na Espanha não possui recheio dentro da massa. O mais comum é comer o churros acompanhado de uma xícara de chocolate derretido, como se fosse um molho. A forma cilíndrica é comum nos dois países, mas na Espanha é comum encontra o churros numa forma circular, onde cada pessoa corta seu pedaço para comer, sem falar que a massa é mais fina. Na Espanha é possível encontrar algumas opções salgadas da receita.

Agora uma característica mantida tanto na Espanha, como no Brasil é que o churros é frito. Aliás, esse é um indicativo de um churros bom de um ruim, pois um churros frito em óleo reutilizado fica encharcado, com gosto de óleo. Diferente de um churros que a fritura foi feita adequadamente, garantindo assim o máximo do sabor.

O brasileiro gosta tanto de churros que já inventou até uma receita de bolo inspirada na iguaria espanhola. Para um café da tarde nada melhor. Sem falar que por ser um bolo já se torna mais saudável por evitar a fritura.

Aprenda a fazer Bolo de Churros

Receita de Churros

 

churros1

 

 

 

 

 

 

Ingredientes:

1 xícara e meia de leite

Meia xícara de água

2 colheres de margarina

2 xícaras de farinha de trigo

Uma pitada de sal

Modo de Preparo

Coloque em uma panela o leite, a água, a manteiga e o sal. Quando levantar fervura, coloque a farinha e mexa bem, até soltar do fundo da panela. Coloque a massa em um saco de confeiteiro, com o bico pitanga, faça tirinhas com a massa e frite. Passe na canela com açúcar e sirva.

Dica 😉

Para servir você pode escolher os recheios de sua preferência: doce de leite, brigadeiro, chocolate, creme de avelã. É só colocar os cremes em potinhos e servir junto com os churros quentinhos.

Veja também: