Friozinho pede uma sopa saborosa para esquentar

Sopa é uma opção completa de refeição e que agrada a todo mundo, já que pode ser feita em várias versões

Redação Diário | Diário Botucatu

A sopa é um dos alimentos mais antigos do mundo. Há registros históricos de que até mesmo antes do homem ter domínio sobre o fogo, ele já consumia alimentos que se assemelham as sopas que os humanos atuais comem. E esta tradição milenar tem sido mantida até agora.

O país que mais consome sopa no mundo é Portugal. Lá quase 70% das pessoas tomam sopa diariamente. Aqui no Brasil a sopa também é bastante consumida, principalmente em dias gelados. Afinal, a sopa é um excelente prato para quem quer se esquentar e ter uma refeição saborosa e equilibrada.

Em uma sopa é possível misturar legumes, verduras, vegetais e carnes e deixar o prato do jeitinho de quem vai consumir gosta. E essa é a principal vantagem da sopa. Sem falar que ela nos ajuda a aquecer durante o inverno.

Deu vontade de comer uma sopinha neste frio? Veja então as opções de receitas que o Diário sugere para você:

Sopa cremosa de frango

Ingredientes

5 sobrecoxas temperadas e cortadas em pedaços grandes

2 colheres (sopa) de manteiga

4 dentes de alho picados

1 litro de caldo de frango

3 latas de milho-verde escorrido (ou 2 saquinhos congelados)

1/2 xícara (chá) de iogurte grego

1 colher (chá) de sal

Folhas de coentro a gosto

Modo de Preparo: Derreta a manteiga em uma panela grande. Adicione o alho e frite por 1 minuto. Junte os pedaços de frango e cozinhe por 4 minutos, mexendo de vez em quando. Em um liquidificador, bata o conteúdo de 1 lata de milho com o caldo de frango. Despeje na panela juntamente com o restante do milho e deixe ferver por 15 minutos, em fogo baixo. Quando o frango estiver macio e a sopa, cremosa, desligue o fogo e adicione o iogurte, o sal e as folhas de coentro. 

 

Sopa de macarrão, legumes e carne

Ingredientes

3 dentes de alho picados
2 tomates maduros sem pele e sem sementes picados
3 colheres de sopa de óleo
1 kg de patinho cortado em cubos
2 litros de água
2 cubos de caldo de carne
2 cenouras picadas
3 mandioquinhas picadas
2 batatas picadas
250 g de macarrão instantâneo
1 xícara de chá de tempero verde picado
50 g de queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de preparo: Em uma panela de pressão, refogue o alho e o tomate no óleo. Adicione a carne e refogue por 15 minutos ou até dourar. Coloque a água, os caldos de carne, tampe a panela e cozinhe por 30 minutos, após começar a chiar. Retire a pressão e abra a panela. Acrescente os legumes e cozinhe até amaciar e a água ferver. Coloque o macarrão e cozinhe até ficar al dente. Adicione o tempero verde, polvilhe com o queijo ralado e sirva quente.

 

Sopa cremosa de milho verde

Ingredientes

1 caixinha de creme de leite (200g)
3 Espigas de milho verde (745g)
3 Colheres (sopa) de manteiga (36g)
1 Cebola média (145g)
1/2 litro Leite
10 Folhas de cebolinha-verde picadas a gosto (30g)

Sal

Modo de Preparo: Lave as espigas de milho, limpe com uma faca, corte os grãos rente ao sabugo e coloque em uma panela. Junte a manteiga e a cebola. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, por 20 minutos ou até o milho ficar macio. Durante o tempo de cozimento, adicione, aos poucos, 1 ½ xícara (chá) de água. Tempere com sal e retire do fogo. Despeje a metade do milho no copo de liquidificador e bata com o leite até obter um creme homogêneo. Passe por uma peneira, aparando na penal com o restante do milho. Aperte para tirar o máximo de liquido. Despreze o que sobrar na peneira. Volte ao fogo e junte a cebolinha-verde, o creme de leite e o sal. Cozinhe, sem parar de mexer, até ferver. Retire do fogo. Montagem: Arrume a sopa em pequenas tigelas e decore com cebolinha francesa.