Fondue de queijo: receita tradicional que agrada muitos paladares

A receita surgiu na Suíça francesa, e a palavra fondue é feminina, portanto o correto é falar “a fondue” e não “o fondue”

Por Bruna Zechel

O frio ficou menos intenso nos últimos dias, as temperaturas estão mais amenas, mas ainda dá para aproveitar algumas coisas gostosas que o inverno nos proporciona, até porque o inverno só está começando. Embora seja difícil prever como ficará o clima nessa estação, esse ano estamos vivenciando dias mais frios, se comparado aos anos anteriores.

E que tal comemorar o início da estação mais fria do ano com uma boa fondue, uma boa companhia e uma taça de vinho? A receita é muito utilizada em jantares românticos, mas também em confraternizações de amigos, já que seu preparo é fácil. Outro ponto positivo para essa receita é que sua forma de consumo favorece as rodas de conversa.

A receita surgiu na Suíça francesa, e a palavra fondue é feminina, portanto o correto é falar a fondue e não o fondue. Ela significa fundido ou derretido, bem sugestivo não? Relatos históricos dão conta que a receita mais antiga está descrita em um livro em Zurique, datado de 1699. A receita mais conhecida e aceita surgiu nos Alpes da Suíça, foi criada por conta de uma superprodução de queijos. Para conservar melhor o queijo, os produtores derreteram e fortificaram a massa com kirsch, um destilado de cerejas, que depois de enrijecer com o frio, o produto duraria mais. A experiência era inédita e no meio do processo, um cidadão, que teve seu nome esquecido pela história, espetou um pedaço de pão em uma haste para provar a mistura. A partir daí, eles descobriram que era possível comer o queijo derretido, antes de esperar ele endurecer novamente. Há várias versões e histórias diferentes, por falta de registros da época não é possível dizer ao certo sua origem, assim como tantas outras receitas. Com o passar dos anos as receitas foram se aprimorando e o resultado muitos de vocês já conhecem e sentem água na boca só de falar, não é mesmo.

A receita tradicional traz a combinação dos quejos Gruyère, Emental, vinho branco e Kirsch. Mas, como toda receita é possível fazer as adaptações, substituir e/ou incluir ingredientes para que fique mais agradável ao paladar.

Aqui no Brasil o acompanhamento mais comum para a fondue é o pão, geralmente o italiano. Mas, em outros países é comum servir como acompanhamento legumes cozidos. Uma adaptação ao fondue de queijo é o de carne, servido com molhos variados.

fondue-de-queijo
Receita de Fondue de Queijo Tradicional

 

 

 

 

 

 

 

Ingredientes:

1 dente de cortado ao meio;

375ml de vinho branco seco;

500g de queijo (divida a porção entre os queijos gruyère e emmental) grosseiramente ralados;

3 colheres de chá de amido de milho;

2 colheres de sopa de kirsch ou vodka;

Pitada de noz-moscada;

Pimenta preta moída na hora;

Calcule em média 175g a 225g de pão por pessoa, cortados em cubos

Modo de Preparo:

Esfregue a parte de dentro da panela de fondue com o alho. Isso fará com que o sabor do alho passe para a panela e não ficará muito forte em relação ao queijo. Depois descarte o alho.

Despeje o vinho branco na panela e ferva em fogo médio

Ponha em fogo baixo e gradualmente adicione o queijo; um punhado por vez é uma boa medida. Mexa com força até que o queijo derreta bem antes de adicionar mais.

Se muito queijo for colocado de uma vez, pode ser difícil de mexer, dificultando seu derretimento e impossibilitando atingir a consistência desejada para a fondue.

Coloque o amido de milho com o kirsch ou a vodka e mexa rapidamente. Continue cozinhando e mexendo até que a mistura esteja grudenta e cremosa. Adicione a pitada de noz moscada e a pimenta para dar sabor

Sirva a fondue em panela adequada, deixe em fogo baixo, essa chama é suficiente para deixar a fondue consistente e aquecida sem ficar grudenta.

Dica 😉

Além dos queijos tradicionais, gruyère e emmental, você pode adicionar qualquer outro tipo do produto na receita. Não há queijos proibidos na hora de se preparar a fondue.

Para a sobremesa: Fondue de Chocolate

 

Veja também: