Está começando a época do abacate

Fruta é rica em vitaminas e pode ser consumida em receitas doces ou salgadas

Entre abril e maio acontece a colheita do abacate, mas a fruta já começa a ser encontrada em supermercados, quitandas e feiras antes. Típico do México, o abacate se popularizou pelos países da América Latina e hoje faz parte da safra e do cardápio brasileiro.

Para quem consome, o abacate traz diversos benefícios para a saúde, já que é uma fruta rica em vitaminas C, A, E e B6, além de ter quantidades altas de ferro e magnésio. O único “problema” dessa delícia é o alto teor calórico da fruta, por isso os nutricionistas recomendam apenas duas colheres como porção.

No Brasil, é comum consumir o abacate em forma de vitamina, onde se mistura a fruta com leite e açúcar, mas também em saladas, onde o abacate é servido em pedacinhos junto com alface, tomate e tantos outros legumes e vegetais que a pessoa queira.

Mas tem uma receita que tem agradado cada vez mais. De origem mexicana, o Guacamole é um tipo de bate onde se mistura o abacate amassado com limão e sal. Uma delícia de prato que, além de nutritivo, é refrescante. O Diário tem sugestão de receita, que além do abacate, ainda tem um vinagrete apimentado junto. Veja abaixo:

Guacamole

Ingredientes

1 abacate pequeno maduro

3 tomates maduros, sem semente, picados em quadradinhos

1 cebola grande, picada em quadradinho

1 maço de salsinha picado

1 pimenta dedo de moça picada, sem semente

1 limão

Sal, pimenta e azeite a gosto

Modo de preparo: Mistures todos os ingredientes em uma travessa. Coloque sal e pimenta a gosto. Sirva em seguida. Você pode usar torradinhas ou nachos para servir ou ainda acompanhar saladas de folhas.