É tempo de colher mandioquinha

Raiz é excelente fonte de carboidrato e vitaminas, além de ser um alimento de fácil absorção, por isso indicado para crianças e idosos

Redação Diário | Diário Botucatu

Para quem tem filhos pequenos, ao olhar para uma mandioquinha é inevitável não pensar em papinhas. Por ser um carboidrato de fácil absorção, este é um dos alimentos mais usados para a preparação de refeições para crianças que estão começando a comer.

E não é por menos, além de ser uma excelente fonte de energia, a mandioquinha também tem vitaminas do tipo A, do complexo B, C, E, além de fósforo, ferro, magnésio e cálcio. Ou seja, a mandioquinha é um aliado e tanto para a saúde.

Mas não são as crianças que se beneficiam da mandioquinha. Os adultos também podem aproveitar os benefícios desta raiz para dar uma incrementada nas refeições.

E não pense que é só em papinhas e sopas que a mandioquinha pode ser usada. Existe uma série de receitas em que não se parecem nem um pouco com comida de bebê. Confira as dicas do Diário:

 

Redação Diário | Diário Botucatu

Nhoque de mandioquinha

 

Ingredientes

1 xícara (chá) de água

300g de mandioquinha cozida e espremida quente

3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

1 envelope de caldo de legumes

¾ xícara (chá) de leite

1 colher (sobremesa) de sal

2 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo

1 ovo médio

1 colher (sopa) de manteiga ou margarina

 

Preparo

Em uma panela média, coloque a água, a mandioquinha já cozida e espremida, a manteiga, o caldo de legumes e o sal e leve ao fogo até ferver. Junte o leite e aguarde levantar fervura novamente. Adicione a farinha de trigo de uma só vez e mexa de lentamente até obter uma massa lisa, macia e que solte da panela. Desligue o fogo, acrescente o ovo e a manteiga e envolva rapidamente até ficar homogêneo. Distribua a massa obtida sobre a bancada, deixe amornar e sova bem. Por último, abra porções da massa no formato de cordões e corte como nhoque. Cozinhe normalmente em água e sal, escorra e lave em água corrente. Sirva com um molho de sua preferência.

Redação Diário | Diário Botucatu

Creme de mandioquinha com bacon

Ingredientes:

4 mandioquinhas médias descascadas e cortadas em pedaços pequenos;

2 dentes de alho picados;

1 pires de bacon magro picado;

Salsinha, sal, pimenta (a gosto);

4 colheres de sopa de creme de leite

 

Modo de preparo: Coloque o bacon picado sobre 2 folhas de papel toalha e leve ao microondas em potência máxima por 1 minuto para ficar bem sequinho (reserve). Coloque a mandioquinha picada em uma panela e cubra com água até passar 2 dedos. Deixe ferver até ficar bem molinha. Em seguida, bata a mandioquinha com metade da água do cozimento no liquidificador ou use um mixer. Vá acrescentando o restante da água até que fique na consistência desejada (usei quase toda a água). Refogue o alho picado (usei 2 colheres de azeite) em fogo baixo sem deixá-lo dourar, acrescente a mandioquinha batida e tempere. Usei sal e pimenta branca. Deixe ferver por 1 minuto, desligue o fogo e acrescente o creme de leite (ou creme de ricota, ou requeijão). Antes de servir polvilhe o bacon picado e a salsinha.

 

Redação Diário | Diário Botucatu

Coxinha de mandioquinha

Ingredientes

1½ colher (sopa) de manteiga sem sal

5 mandioquinhas pequenas, cozidas e espremidas

1 envelope Creme de Cebola em pó

1 peito de frango pequeno, cozido e desfiado

½ xícara (chá) de farinha de rosca

 

Modo de preparo: Em uma panela grande, coloque a manteiga, a mandioquinha e o creme de cebola, e mexa vigorosamente. Leve ao fogo alto, mexendo sempre, por 2 minutos, ou até soltar do fundo da panela. Retire do fogo e deixe amornar. Divida a massa em 30 esferas, abra-as entre a palma das mãos e distribua o frango desfiado. Modele em formato de coxinhas, passe-as na farinha de rosca e frite aos poucos, em imersão, em óleo não muito quente, por 4 minutos, ou até ficarem douradas. Escorra em papel-toalha e sirva em seguida. Dica: para que o óleo não aqueça muito e queime as coxinhas, assim que estiver quente, abaixo o fogo e coloque as coxinhas conforme a indicação da receita.