É época de consumir peixe, e que tal a merluza?

Além de ser barato, peixe tem baixa caloria e ajuda a controlar o colesterol

No período da Quaresma, que vai da Quarta-feira de Cinzas à Sexta-feira Santa, é comum aumentar o consumo de peixe. Este é um hábito bastante adotado pelos cristãos, mas que na verdade poderia ser prolongado para o ano inteiro, já que o consumo de peixe faz muito bem à nossa saúde.

A merluza é um dos peixes de preferência do consumidor. Por ter um preço mais acessível que o bacalhau ou salmão, este peixe está mais presente na mesa dos brasileiros.

Peixe de água salgada e carne branca, a merluza tem baixa caloria, é rica em potássio e ainda é um alimento excelente para equilibrar o colesterol “bom” no organismo. Então que tal acrescentar a merluza ao cardápio do dia a dia? O Diário tem uma sugestão de receita para você: Filé de Merluza gratinado:

 

Ingredientes

1 kg de filé de Merluza

3 dentes de alho amassados

Suco de 1/2 limão

1 colher (de chá) de sal

5 batatas cortadas em rodelas finas

Queijo parmesão ralado para polvilhar

Ingredientes para o molho branco:

2 colheres (de sopa) de manteiga

2 e 1/2 colheres (de sopa) de farinha de trigo

1/2 litro de leite quente

Uma pitada de noz moscada

1/2 colher (de chá) de sal

1/2 lata de creme de leite

 

Modo de Preparo

Deixe o peixe descongelar, lave, escorra e dê uma leve espremida para tirar o excesso de água. Tempere com o alho, o sal e o limão e deixe descansando neste tempero por 1/2 hora mais ou menos (se quiser, deixe de um dia para o outro tampado na geladeira). Unte um refratário com óleo e arrume as rodelas de batata. Por cima coloque os filés de peixe e leve ao forno. O forno deve estar alto para secar o excesso de água. Fica no forno cerca de 10 minutos. Ele vai soltar muita água, então quando ele estiver com apenas um pouco de água, retire do forno para colocar o molho branco. Não deixe dourar. Aproveite quando o peixe estiver no forno para fazer o molho branco.

Coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo até derreter. Acrescente a farinha de trigo, mexa a farinha para cozinhar um pouco. Junte um pouco de leite quente e mexa mais. Vai formar uma massinha. Continue acrescentando o leite e mexendo. Quando começar a engrossar, tire do fogo e mexa vigorosamente, isto dissolve eventuais bolotas que tenham se formado. Volte ao fogo, deixe ferver por uns 2 minutos.  Agora acrescente a noz moscada, o sal e o creme de leite. Misture e desligue o fogo.

Quando tirar do forno o peixe, espalhe o molho branco por cima e polvilhe o queijo ralado. Volte ao forno apenas para gratinar (dourar). Deixe por volta de 25 minutos.

Veja também: