É época de colheita de laranja

Que tal fazer delícia com a laranja e aproveitar o período de safra

Redação Diário | Diário Botucatu

É época de colheita de laranja, fonte de vitamina C e antioxidantes, o que traz muitos benefícios para a saúde. Consumir a laranja pura ou em forma de suco é muito bom, mas também é possível fazer muitas receitas deliciosas.

O Diário separou algumas sugestões para você preparar pratos deliciosos e aproveitar o preço baixo da laranja:

 

Bolo amanteigado de laranja

Ingredientes

Calda:

2 laranjas cortadas em rodelas finas

1/2 Xícara de açúcar

1 xícara de água

Massa:

100g de manteiga

1 xícara de açúcar

1/2 xícara de suco de laranja

2 Xícaras de farinha de trigo

3 ovos

1 colher de sopa de fermento químico

 

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes da calda em uma frigideira larga e deixe ferver por aproximadamente 10 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar completamente. Unte uma forma de pão com manteiga e coloque um papel manteiga para forrar. Unte também o papel manteiga. Acomode as laranjas no fundo é um pouco da calda, cerca de duas colheres de sopa. Reserve. Com uma espátula misture a manteiga em temperatura ambiente com o açúcar até virar um creme claro. Continue mexendo e acrescentando os ovos um a um incorporando bem na massa entre cada adição. Despeje então o suco, a farinha e o fermento e mecha vigorosamente até que a massa esteja lisa e macia. Despeje na forma com cuidado e leve para assar em forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 55 minutos. Desenforme morno.

 

Pudim de laranja

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

1 lata de leite

Use a lata de leite condensado vazia para medir

1 lata de suco de laranja

2 colheres de farinha de trigo

3 ovos

1 xícara de chá de açúcar

4 colheres de água

Raspas de casca de duas laranjas.

Modo de preparo: Dissolva o açúcar na água e leve ao fogo baixo por 12 minutos, até formar um caramelo. Espalhe nas laterais e no fundo de uma forma com buraco no meio de 22cm de diâmetro. Bata no liquidificador o leite condensado, o leite, o suco de laranja, os ovos e a farinha, junte as raspas e misture com uma colher. Despeje na forma e leve ao forno médio preaquecido em banho-maria, por 50 minutos ou até ficar firme. Retire do fogo e deixe esfriar, depois leve a geladeira por umas duas horas, desenforme e se quiser decore com as raspas de laranja

 

Bolinho de laranja

Ingredientes:

3 xícaras (chá) de açúcar de farinha de trigo

1 xícara (chá) de açúcar (uso demerara)

1 xícara (chá) de óleo de canola ou girassol (já fiz com óleo de coco, e não ficou legal.

3 ovos

Suco de 4 laranjas

1 colher (sopa) de fermento em pó

 

Modo de preparo: Bater no liquidificador o suco de laranja, o açúcar, os ovos e o óleo. Despeje em uma tigela. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e, por último, o fermento. Leve ao forno médio, preaquecido a 200ºC por dez minutos, por 35 a 40 minutos.

Veja também: