É época de carambola e que tal um doce da fruta?

Carambola é rica em vitaminas e sais minerais e ainda tem baixa caloriaReprodução
Carambola é rica em vitaminas e sais minerais e ainda tem baixa caloria

O formato de estrela faz a carambola se destacar entre as outras frutas. Doce, mas com um tom azedinho, esta fruta é a cara do verão, excelente para consumir in-natura ou em saladas.

A carambola dá em duas épocas do ano, primeiro em janeiro e fevereiro e depois entre junho e agosto. Agora é período de colheita e por isso a fruta é facilmente encontrada nos supermercados e quitandas, com preço acessível, a menos de R$ 3 o quilo.

Como é época de carambola, nada melhor do que incorporar a fruta ao cardápio, ainda mais que ela traz um monte de benefícios para a saúde.

Rica em vitaminas como a C e a A, a carambola também tem sais minerais e antioxidantes que fazem dela uma fruta aliada da dieta por ajudar na digestão e na redução do colesterol. Isso sem falar que tem baixa caloria.

Porém, não são só benefícios. Uma pesquisa feita pela Faculdade de Medicina de Botucatu descobriu que a carambola pode causar prejuízos à saúde de pessoas que tenham deficiência renal. É que a fruta contém uma enzima que interfere diretamente no funcionamento dos dias e se consumida em excesso por pessoas que tenham deficiência renal, pode causar graves danos à saúde, desde a internação até a morte.

Mas se consumida sem excessos, a carambola traz benefícios à saúde, diminuindo o risco de doenças, como câncer e diabetes. E que tal provar a fruta de outra forma. O Diário sugere uma receita de Doce de Carambola, confira:

 

Doce de carambola15 carambolas

250 gramas de açúcar

250 ml de água

Cravo a gosto

Canela a gosto

Modo de preparo: Corte a carambola em formato de estrelinhas (fatias). Leve ao fogo a carambola com o restante dos ingredientes. Deixe ferver em fogo baixo por 30 a 40 minutos. Depois é só se deliciar!

Veja também: