Considerado o rei das frutas, o abacaxi é muito bom para a saúde

Um fruta versátil que permite combinações com pratos doces e salgados, o abacaxi traz muitos benefícios para quem consome

Reproduçao
abacaxi ao forno

Com coroa, o abacaxi tem motivos de sobra para receber o título de rei das frutas. Um fruto que é rico em vitamina C, betacaroteno, vitaminas do complexo B e minerais, como cálcio, manganês, potássio e ferro. Também em as fibras não ficam de fora da lista, que são importantes para uma vida saudável.

Esta fruta é bastante prática e versátil na cozinha por dois motivos. Fácil de se cultivar, o abacaxi é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. Além disso, ela combina com todos os tipos de pratos: receitas doces ou salgadas.

Uma simples fatia de abacaxi in natura pode ser um acompanhamento perfeito para uma carne assada, por exemplo. Ou ainda cair muito bem como uma sobremesa que auxilia na digestão. Se o assunto for sobremesa então, opção de receita é o que não falta. Veja algumas que o Diário separou para você

 

Abacaxi ao forno

Ingredientes¬

5 fatias médias de abacaxi¬

½ xíc. (chá) de suco de laranja¬

2 col. (sopa) de mel¬

1 col. (chá) de gengibre ralado¬

Canela a gosto¬

Raspas de limão para decorar

 

Modo de fazer: Distribua os abacaxis em um refratário e cubra-os com o suco de laranja, o mel e o gengibre. Leve ao forno pré aquecido a 220°C por dez minutos. Retire, deixe esfriar um pouco e salpique a canela e as raspas de limão. Sirva em seguida.

Redação Diário | Diário Botucatu

Abacaxi com calda de cachaça

Ingredientes

1 abacaxi grande maduro (ou 2 pequenos);

2 xícaras de açúcar mascavo;

2 xícaras de água;

1 colher (sopa) rasa de maisena;

1 ½ dose de cachaça, de preferência, envelhecida;

Modo de fazer: Coloque o açúcar e a água numa panela e mexa até ferver. Acrescente a maisena diluída em um pouco de água e mexa sem parar, até engrossar e ficar com uma bonita cor escura. Adicione a cachaça, mexa bem e reserve. Corte a coroa do abacaxi e enrole-o em papel-alumínio. Coloque-o num canto da churrasqueira, logo que acender o fogo. De vez em quando, mude-o de posição. Corte a casca, fatie e sirva com a calda por cima.

Redação Diário | Diário Botucatu

Gelado de abacaxi

Ingredientes:

1 abacaxi grande picado.

5 xícaras (chá) de água.

1 xícara (chá) de açúcar.

2 caixinhas de gelatina sabor abacaxi.

1 lata de creme de leite.

 

Modo de preparo: Numa panela coloque o abacaxi picado, a água e o açúcar. Misture bem e leve ao fogo para ferver.  Abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 25 minutos. Desligue e acrescente as duas caixinhas de gelatina. Misture bem para dissolver. Deixe ficar morno. Acrescente o creme de leite, misture bem. Coloque em uma tigela ou em taças individuais. Deixe esfriar e leve à geladeira, até que fique bem firme.

Veja também: