Batata doce: faz bem para o bolso e para a saúde

Raiz está em período de safra e por isso é vantagem aproveitar para fazer receitas deliciosas

Redação Diário | Diário Botucatu

Queridinha de quem tem uma dieta focada, a batata doce virou febre em as pessoas que buscam um corpo atlético e vivem fazendo exercícios nas academias.

Os motivos que fizeram da batata doce um alimento essencial para quem está de dieta são vários, mas o principal é que ela é um carboidrato que tem baixo índice glicêmico e por isso uma absorção é mais lenta, garantindo mais saciedade.

Além disso, a batata doce tem vitaminas A, vitamina C, vitamina E e vitaminas do complexo B, essenciais para pele e para a formação do colágeno.

Outra vantagem é o preço, como estamos no período de safra, o quilo da batata doce está abaixo do R$ 1. Então, por que não aproveitar?

Veja algumas dicas de receitas que o Diário tem para você variar o cardápio e aproveitar os benefícios da batata doce:

Nhoque de batata doce

Ingredientes:

Massa

2 kg de batata doce;

1 ovo;

1 colher de chá de sal;

1 xícara de chá de farinha de trigo.

Molho

2 colheres de sopa de azeite de oliva;

1 cebola média picada;

2 dentes de alho amassados;

500 g de patinho moído;

2 colheres de sopa de extrato de tomate;

1 maço de cebolinha verde picada;

1 colher de chá de açúcar;

sal a gosto;

pimenta do reino à gosto;

2 colheres de sopa de azeite.

Modo de preparo:

Lave as batatas, descasque e leve para cozinhar em uma panela com água por 45 minutos ou até ficarem macias. Espere esfriar e passe no espremedor como purê. Adicione o ovo, sal e misture tudo. Vá acrescentando a farinha e amassando com as mãos até começar a desgrudar. Em uma superfície plana e enfarinhada coloque a massa e faça cordões e corte em cubos de 1 cm de comprimento. Deixe descansar por 15 minutos para a massa não secar. Passado o tempo disponha o nhoque em uma panela grande com água fervente. Quando subirem à superfície (17 minutos em média), escorra e disponha em uma travessa.

Para o molho refogue a cebola e o alho em uma frigideira com azeite. Então acrescente o patinho e cozinhe. Então adicione o extrato de tomate, açúcar, água e os temperos a gosto. Cozinhe por 4 minutos ou até o molho ganhar consistência. Despeje por cima do nhoque e sirva a seguir.

Receita de Batata doce recheada

Ingredientes:

6 batatas doces;

2 colheres de sopa de leite desnatado;

2 colheres de parmesão ralado;

1/2 colher de sopa de manteiga;

150 gramas de presunto picado;

1 ovo;

sal a gosto.

Modo de preparo:

Lave bem as batatas e fure a casca das batatas com um garfo e disponha em uma assadeira. Leve ao forno médio pré-aquecido até ficar macio. Na metade do tempo vire do outro lado. Retire do forno e corte ao meio. Com ajuda de uma colher raspe a polpa e amasse até formar um purê. Misture a manteiga, o leite, queijo e presunto picado, salpique sal e recheie a batata. Despeje o ovo batido e polvilhe com mais queijo. Leve ao forno até gratinar. Sirva em seguida.

Receita de Torta de batata doce e abóbora

Ingredientes:

Massa

225 g farinha de trigo;

110 g manteiga mole;

1 ovo;

3 colheres água gelada.

Recheio

1 batata doce grande;

250 g de abóbora;

100g de manteiga;

2 ovos;

1 copo de leite evaporado;

sal a gosto;

temperos a gosto.

Modo de preparo:

Lave a batata e a abóbora. Retire as sementes da abóbora. Leve a batata e abóbora para cozinhar na panela de pressão com água e sal até estarem macias. Enquanto isso prepare a massa da torta. Leve a farinha com a manteiga ao processador por 5 segundos depois acrescente o ovo e a água e bata até começar a incorporar. Faça uma bola com a massa e embrulhe em papel aderente e leve à geladeira. Escorra a abóbora e a batata e corte em cubos pequenos. Acenda o forno a 180°C. Abra a massa com ajuda de um rolo em uma superfície lisa e enfarinhada. Disponha essa massa em uma assadeira coberta com papel vegetal.

Em um processador bata a abóbora e a batata até formar um purê. Adicione os outros ingredientes do recheio e misture bem. Por último coloque os temperos a gosto. Despeje essa massa cremosa por cima da massa e leve ao forno por cerca de 1 hora ou até dourar. Espere amornar e sirva.

Veja também: