Aprenda a preparar um peru suculento e macio

Com a proximidade do Natal, já está disponível nos supermercados várias opções de carnes tradicionais natalinas, como o peru

O peru é uma carne consumida no Brasil quase que exclusivamente no Natal, e suas características podem gerar opiniões diversas na hora do preparo da ceia: há os que amam e não abrem mão do peru na ceia, e aqueles que afirmam que a carne é sem graça e seca. Mas, é aí que entra o segredo de um bom cozinheiro. Realmente o peru é uma carne magra, com pouca gordura, que se não for preparada da forma correta pode ficar sem graça e seca, porém, com algumas dicas e truques, é possível ter uma carne macia e suculenta.

A primeira dica é o descongelamento, a ave deve ser retirada do freezer com bastante antecedência para que ela descongele antes de ir para o forno. Outra dica é dar um toque caseiro no tempero. Todas essas aves natalinas já vêm temperadas, mas é sempre importante dar uma reforçada no sabor. Se atente ao sal, para que a carne não fique salgada demais. Limão é um tempero que pode ser dispensado na hora de preparar o peru, ele cai muito bem em carnes suínas, mas para o peru, opte por uma mistura de ervas, sal, alho e um pouco de vinho branco seco, fica delicioso. O tempo que a carne fica marinando no tempero também fará toda a diferença. Se for uma ave grande, é recomendado pelo menos 12 horas.

Já percebeu que o peru não é uma carne que se prepara rapidamente, né? Para fazer esses processos iniciais de descongelamento e novos temperos, o ideal é se programar com um dia de antecedência, assim, a carne tem tempo suficiente para marinar e ficar com aquele sabor delicioso.

Já no dia de colocar o peru no forno, um passo muito importante deve ser seguido: passar manteiga por baixo da pele do peru. Levante a pele do peito e das coxas, passe uma camada generosa de manteiga em temperatura ambiente, você pode colocar também algumas ervas frescas junto com a manteiga; depois volte a pele no lugar. Aí é colocar o peru numa assadeira, colocar a marinada junto e forno.

Em média, calcula-se uma hora de forno para cada quilo da ave. Cubra com papel alumínio. Para saber se o ponto está correto, espete uma faca no peito e na coxa, que são as partes mais grossas. Conte até 10 e retire a faca e verifique se a lamina está bem quente. Perceba também se a carne estava resistente ao espetar da faca. Quando a carne estiver cozida, retire o papel alumínio e deixe dourar.

É importante deixar o peru descansar cerca de 40 minutos após o preparo, assim a carne ficará mais suculenta.

peru_de_natal_recheado_credito_renato_schetter_2Renato Schetter
Peru recheado com farofa de bacon

Ingredientes

  • Peru inteiro
  • 100g de manteiga
  • Ervas frescas ou secas (manjericão, tomilho, alecrim e sálvia)
  • 300g de farinha de mandioca
  • 300g de farinha de milho
  • Miúdos do peru desfiados
  • 100g de bacon em cubos
  • 1 cebola picada

Modo de preparo

  1. Descongele a ave na geladeira.
  2. Passe a manteiga com ervas embaixo da pele do peru.
  3. Asse o peru com papel alumínio em 180°C por duas horas.
  4. Retire o papel alumínio e regue o peru com o caldo depositado da forma.
  5. Coloque o forno no máximo no modo grill (caso tenha essa funcionalidade) para dourar.
  6. Aguarde por cerca de uma hora ou até o termômetro pular.
  7. Enquanto isso, prepare a farofa: frite o bacon, a cebola e os miúdos.
  8. Refogue bem e acrescente a farinha de milho e de mandioca.
  9. Recheie a cavidade do peru com a metade da farofa.
  10. Você também pode servir o restante da farofa em um prato para quem preferir ela mais sequinha.

 

Veja também: