Período de inscrições de curso de informática para idosos começa nesta segunda (20)

A iniciativa vem de uma parceria entre a secretaria municipal de Participação Popular e o Conselho Municipal do Idoso

O Conselho Municipal do Idoso (CMC), em uma parceria com a secretaria de Participação Popular, vai realizar o primeiro curso de informática para idosos. As inscrições têm início nesta segunda-feira (20) e seguem abertas até o dia 7 de abril, e podem ser realizadas na sede da Casa dos Conselhos Municipais de Botucatu, na Rua Maria Rosa Santiago, Jardim Central, local no qual também serão realizadas as aulas.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Aparecida Franco conta como surgiu a ideia de promoção do curso, que é totalmente gratuito. “Uma pessoa do município procurou o vice-presidente do nosso conselho para dizer que há muitas pessoas idosas na cidade querendo fazer um curso de informática. Então ele trouxe essa proposta, eu falei com o Curumim [André Rogério Barbosa, secretário municipal de Participação Popular] que nós tínhamos uma sala disponível e resolvemos abrí-la para a população idosa”.

Com previsão para ter início no dia 10 de abril, o curso será ministrado por um estagiário que auxiliará os idosos em tudo aquilo que eles desejarem aprender no que diz respeito à informática, explica a presidente. “Serão passadas as noções básicas, desde saber ligar o computador até mandar e-mail e navegar na Internet. Mas os conteúdos também vão depender do interesse do idoso, o que ele quiser saber e o estagiário estiver apto a ensinar, será feito. Se o idoso já tiver as noções básicas e quiser aprender alguma outra coisa, o estagiário também vai ensinar”, afirma.

A sala na qual as aulas serão dadas conta com 11 computadores, por isso a presidente do CMC, Aparecida Franco, explica que, dependendo da procura, as turmas poderão ser divididas. “A quantidade de dias e horários vai depender do número de pessoas, por exemplo, se nós tivermos 30 idosos inscritos nós vamos ter que dividir porque só temos 11 máquinas disponíveis. Mas de qualquer forma as aulas serão ministradas no período da tarde e vão acontecer pelo menos três vezes por semana. A duração de cada aula será de uma hora e meia”.

O curso, que é especialmente dedicado a pessoas com 60 anos ou mais ainda não tem data definida para conclusão. “O término do curso será conforme a demanda e o entendimento do idoso. Tudo vai acontecer no tempo dele”, finaliza a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Aparecida Franco, que estima que ao menos 20 pessoa se inscrevam no curso.

Sidney Trovão
A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Aparecida Franco acredita que pelo menos 20 pessoas se inscrevam no curso

Veja também: