Fundação CASA de Botucatu conquista mais uma aprovação de jovem na Fatec

Neste ano, esse já é terceiro adolescente aprovado no ensino superior e que cumpre medida socioeducativa no local.

Redação Diário | Diário Botucatu

Com muita determinação e foco, o jovem Flávio (Nome fictício) de 18 anos e que cumpre medida socioeducativa no CASA Botucatu participou, na última terça-feira (01/08), da primeira aula do curso superior em agronegócio na Fatec de Botucatu.

A preparação dele aconteceu dentro do centro socioeducativo e foi totalmente focada na conquista da vaga, como explica a coordenadora pedagógica, Milene Moreira. “Ele já chegou ao centro com o ensino médio. Portanto, a equipe de referência dele trabalhou como projeto de vida a aprovação no ensino superior”, comentou.

Segundo ainda a coordenadora pedagógica, com esse tipo de atendimento aos jovens, o índice de aprovação no ensino superior subiu. “Nos últimos 10 meses, tivemos três adolescentes aprovados e matriculados. Acreditamos que esse é o caminho para recuperar os adolescentes”, disse.

Além disso, o fator motivação foi muito importante. O jovem se inspirou na história de um adolescente do centro, que também cursa agronegócio na Fatec, e passou então a estudar junto com ele. Flávio recebeu ainda um reforço escolar e refez provas passadas para se preparar.

O resultado de todo esse esforço veio na primeira chamada, com a aprovação em 27º lugar e pontuação máxima na redação.

Ao ver que havia conquistado a vaga, Flávio ficou muito emocionado. “Para ele é cursar uma faculdade pública é algo realmente fantástico. Em sua família, ele será o primeiro a cursar o ensino superior e percebemos que há 100% de foco na mudança”, comentou Milene.

Flávio destaca que apesar da origem humilde e dos erros do passado, agora quer manter e ampliar conquistas. “Tenho um grande desafio pela frente. Quando sair da Fundação, quero mudar inclusive do lugar em que eu moro, para conseguir me manter estudando e não desviar do meu caminho”, concluiu.

Veja também: