Evento em Botucatu orienta sobre implantação do Via Rápida Empresa

Sistema tem como objetivo agilizar abertura e licenciamento de empresas de baixo risco em um único atendimento

Redação Diário | Diário Botucatu

Abrir uma empresa exige a obtenção de licenças e registros em diferentes repartições públicas, dependendo do segmento em que o empreendedor escolha para atuar. No Estado de São Paulo, porém, todo o processo pode ser feito por meio de uma ferramenta online, o Via Rápida Empresa. Com o objetivo de apresentar como funciona esse sistema, o Escritório Regional do Sebrae-SP vai realizar um evento na próxima quarta-feira, dia 7, às 14h, em Botucatu.

 

O evento gratuito é voltado para prefeitos, vice-prefeitos, secretários, assessores, vereadores e responsáveis pela Vigilância Sanitária, Tributos e Fiscalização. As vagas são limitadas.

 

Em todo o Estado de São Paulo, mais de 130 prefeituras implantaram o Via Rápida. O objetivo do sistema é agilizar a abertura e o licenciamento de empresas de baixo risco em um único atendimento, por uma ferramenta online. O sistema permite a troca de informações entre três órgãos estaduais (Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e a Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental – Cetesb). Cabe ao município a análise de viabilidade do empreendimento e a emissão do alvará de funcionamento para o início da operação da empresa.

 

Entre os benefícios para o município que implantar o Via Rápida, estão: redução da informalidade, melhoria na imagem do serviço público, integração entre diversos órgãos do governo, simplificação de processos, agilidade na tramitação de processos e transparência pública. A apresentação será feita por um representante da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). Após a apresentação do Via Rápida Empresa, o público poderá tirar suas dúvidas sobre o assunto.

 

Serviço

Apresentação Via Rápida Empresa

Data: 7 de junho

Hora: 14h

Local: Escritório Regional do Sebrae-SP

Endereço: Rua Dr. Costa Leite, 1570, Centro

Informações: (14) 3811-1710 ou pelo e-mail mjussarav@sebraesp.com.br

Inscrições: https://www.sympla.com.br/desburocratizacao—via-rapida-empresa__146145

 

Veja também: