Caio já está com jornada de trabalho normal

Depois de duas reduções de jornadas só neste ano, a empresa Caio Induscar voltou a atuar com sua carga horária normal em março. Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu, Miguel Ferreira da Silva, a empresa aos poucos vem aumentando a produção e por isso conseguiu retomar sua carga horária antes do prazo estabelecido, que era 9 de abril.

“Aos poucos a Caio está voltando ao normal. A empresa passou a produzir 19 ônibus por dia, sendo que antes estava conseguindo apenas 14 e por isso teve que adotar a redução de jornada”, explica o presidente.

A empresa, ainda segundo o Sindicato, também já comunicou que deve fazer contratações para a unidade de Barra Bonita em breve, o que deverá quase duplicar o quadro de funcionários na cidade. “Para Botucatu ainda não foram anunciadas contratações, mas pelo menos a empresa não fala mais na possibilidade de corte e isso já é um alivio”, salienta Miguel.

Por causa da crise, a Caio reduziu seu quadro de funcionários de 4 mil para 2.700 no auge da crise e deixou de produzir 32 veículos por dia, para produzir 14. “Em todas as negociações, nós pedíamos a redução de jornada para tentar preservar ao máximo os empregos desses trabalhadores. Foram muitos cortes e não queríamos mais isso”, completa Miguel.

O fim da redução de jornada mostra que aos poucos as empresas de grande porte voltam a ganhar fôlego e retomar suas produções. “Todas as grandes estão estabilizadas e se recuperando. Por enquanto não haverá contratações, mas também não terá mais cortes, o que já é positivo. Aos poucos vemos que o cenário está mudando e voltando a ficar positivo, pelo menos para as grandes empresas”, finaliza o sindicalista.

Veja também: