Ação social planta árvores frutíferas no Jardim Itamaraty

Especializada em projetos ambientais, 'Assobio' já realizou o plantio de mais de 100 mil árvores no Estado

Redação Diário | Diário Botucatu

A Assobio Soluções Socioambientais promoveu mais um plantio de árvores em Botucatu, em parceria com a Yunus Negócios Sociais Brasil (aceleradora de negócios sociais) e a Secretaria Municipal do Verde.

Foram 50 mudas de árvores frutíferas nativas (goiaba, pitanga, araçá, entre outras) em uma área verde no Jardim Itamaraty/VilaPaulista, local onde a empresa já havia plantado outras 75 mudas no ano passado e que agora possui um verdadeiro pomar que poderá ser utilizado pela comunidade. A ação socioambiental envolveu crianças do Pérola Negra, projeto que trabalha com 80 crianças em vulnerabilidade social no Parque Marajoara, periferia da cidade.

Na oportunidade, a equipe da Assobio pôde transmitir na prática, para as crianças, a importância das árvores e das florestas ao meio ambiente. O que inclui a contenção de erosões, melhoria da qualidade do ar, proteção dos rios e equilíbrio ao ecossistema.

Com as mãos sujas de terra, todas tiveram a oportunidade de passar uma tarde ao ar livre, diferente às suas rotinas, e assimilando conhecimento. “Crianças têm um potencial incrível de acumular conhecimento e redistribuir, multiplicar conceitos por toda sua vida. São pequenas sementes que podem gerar muitos frutos no futuro da nossa sociedade. Por isso, ações como essa são vitais, para mantermos um propósito que impacte diretamente na qualidade de vida das pessoas”, enfatiza Marina Andrade, engenheira agrônoma e uma das sócias da Assobio.

“Agradecemos a excelente parceria com a Yunus Brasil e a Secretaria do Verde pela oportunidade de realizarmos juntos essa ação”, reitera Marina.

“Essa é um plantio para compensação da emissão de carbono em consequência de um evento promovido no lançamento do Fundo de Investimentos da Yunus Brasil, no ano passado. Na época, foi feito um cálculo em cima do deslocamento de todos os parceiros que estiveram nesse evento, em São Paulo, e uma estimativa de impactos gerados ao meio ambiente”, explica a também agrônoma e fundadora da empresa, Geysa Borini.

Entre obrigatórios e voluntários, a Assobio já realizou o plantio de mais de 20 mil árvores somente em Botucatu, sede da empresa. Em todo o Estado de São Paulo já são mais de 100 mil mudas atreladas a projetos de recomposição florestal, licenciamento e monitoramento ambiental, que envolvem grandes empresas. Mas, sempre com o diferencial de pensar soluções ambientais, de forma sustentável e com inclusão social.

Saiba mais sobre a Assobio no site: www.assobio.eco.br

Veja também: