Usuários de ônibus seguem descontentes com qualidade do serviço

Dentre as principais queixas estão os atrasos e a falta de educação dos motoristas

A decisão de que ambas as empresas de transporte coletivo que prestam serviço para Botucatu sairiam da cidade já foi tomada. Entretanto, enquanto o processo de quebra de contrato segue em andamento, tanto a empresa Stadtbus quanto a São Dimas continuam atuando na cidade. E, por este motivo, as reclamações dos usuários são constantes e vão desde o atraso nos horários até a quebras dos veículos. Acompanhe abaixo alguns depoimentos de usuários descontentes com o cenário atual do transporte público municipal.

 

“No início de fevereiro eu estava num ponto de ônibus do [Parque Residencial] Comerciários por volta das 23h e dei sinal para o ônibus da Stadtbus parar e ele não parou. Ele estava em alta velocidade e não diminuiu, ele quase me atropelou e fez pouco caso de mim. Eu até saí correndo do ponto. E geralmente, nesse lugar onde eu estava, ficam crianças. E eu também já caí dentro de um ônibus e me machuquei, porque eles [os motoristas] não esperam o passageiro sentar no banco”. Rosemary de Fátima Bravin

 

16900065_1235233153232233_1451313832_nSidney Trovão

“Os ônibus não cumprem os horários. Eu moro na Cohab I mas tem hora que o ônibus não passa lá e por consequência não passa no Centro. E às vezes o que a gente vem fazer no Centro é rapidinho, mas tem que ficar esperando. Além disso, alguns motoristas correm, eu até penso que as pessoas da empresa deveriam andar nos ônibus, porque nem um ônibus novo aguenta os motoristas. Eles passam com tudo, batem embaixo e acabam com os ônibus, não adianta por ônibus bom”. Lídia Vaz

 

16923693_1235232976565584_329901770_nSidney Trovão

“Eu uso ônibus todos os dias e as minhas principais reclamações são quanto aos horários e às quebras porque por conta disso eu acabo perdendo horário de serviço e o patrão fica bravo mesmo sem eu ter culpa. Daí chega na hora de receber ele até desconta do meu salário. Eu acabo tendo que pegar um disk moto e sai mais caro. Mas com os ônibus não dá para contar, eu já cheguei a ficar duas horas num ponto e o ônibus não apareceu. Tomara que essa troca de empresas nos ajude, porque nós pagamos impostos, nós temos direito”. Roseli Domingues

 

16923918_1235233119898903_208789732_nSidney Trovão

“Quase todos os dias eu uso ônibus e eles estavam quebrando muito. Quanto aos motoristas tem alguns que são muito educados, mas tem uns que não têm educação, não têm paciência com os idosos, às vezes não param para as pessoas por não prestarem atenção e conversam muito dentro do ônibus, o que pode até provocar um acidente. E nós sabemos que é proibido o motorista conversar com o passageiro, mas eu já vi isso acontecer muitas vezes. Tem que vir a outra empresa para nós vermos se vai realmente cobrir os problemas dessas que já estão na cidade”. Marcia Xavier

Também tem uma queixa? Saiba onde reclamar

De acordo com o secretário adjunto de Mobilidade Urbana de Botucatu, Rodrigo Fumis, os usuários de ônibus que desejarem fazer alguma reclamação formal da empresa Stadtbus ou da São Dimas, devem fazê-la diretamente no Procon. Já aqueles que desejarem fazer uma reclamação informal podem procurar diretamente a secretaria de Mobilidade Urbana através dos telefones (14) 3882-9888 ou 3813-3515 ou através do e-mail mobilidade@botucatu.sp.gov.br, ou ainda o Balcão da Cidadania que fica localizado na Prefeitura Municipal de Botucatu.