Três cachoeiras para visitar em Botucatu

Entre as opções, estão a Véu de Noiva, Indiana e Pavuna. Passeios são boas opções para a família

A região da cuesta de Botucatu possui uma vasta área verde. Com belas paisagens, os fãs de passeios ao ar livre podem optar pelas diversas cachoeiras naturais em parques e reservas ecológicos.

Para aproveitar o clima quente, o Diário Botucatu separou três cachoeiras boas para visita, seja em família, com amigos ou mesmo sozinho. Em alguns casos, a visitação pode ser feita apenas com acompanhamento de um guia especializado. Então, atente-se para isso e informe-se antes.

pavunaReprodução
Aventureiros podem descer a queda d’água praticando rapel

Pavuna

O acesso ao parque é feito pela Rodovia Marechal Rondon, distante 15 quilômetros do centro da cidade. Para alcançar o local, na Fazenda Pavuna, é preciso caminhar por uma trilha natural, feita somente com acompanhamento. Lá, é possível encontrar cinco cachoeiras, de alturas variadas. A maior possui 80 metros e as demais, 60, 48,  16 e 6 metros. A Pavuna também conta com uma represa.

As visitas podem ser feitas todos os dias. A entrada custa R$ 8 e o camping, 15.

 

 

 

veu-de-noiva-56Sidney Trovão
Véu de Noiva é uma das cachoeiras mais conhecidas da cidade

Véu de Noiva

O acesso à cachoeira pode ser feito pela Rodovia Gastão Dal Farra ou pela estrada de terra BCT – 476, segundo informações da Secretaria do Turismo. Localizada no Rio Pardo, a Véu de Noiva conta com uma represa e uma cascata com queda de 6 metros de altura, mata natural e de reflorestamento, distante 12 quilômetros do centro de Botucatu.

As visitações podem ser feitas todos os dias da semana, das 8h às 19h. A entrada é gratuita. O local possui bar.

 

indiana-credito-chris-vieiraChris Vieira
Além da grande queda, Indiana também conta com pequenas onde pode-se escorregar

Indiana

A queda d’água deve ser feita pela estrada Geraldo Biral, distante 13 quilômetros do centro de Botucatu. Há placas de sinalização guiando até a cachoeira. O acesso precisa ser feito com acompanhamento de um guia que conheça o local. A Indiana possui 16 metros de altura e ainda conta com pequenas quedas onde é possível escorregar pela água.

Visitas liberadas todos os dias. Entrada franca.

 

 

 

 

cascata-ada-marta-queda-1Sidney Trovão
Cachoeira da Marta está em propriedade particular, mas fechada para visitação

Outras cachoeiras

A região ainda possui outras cachoeiras como a da Marta, Schin ou da Fazenda Boa Esperança. No entanto, como são em propriedades particulares, é preciso de autorização para visitação.

Para mais informações, procure uma agência de turismo especializada.

Veja também: