Santander restringe horário para depósitos em caixas eletrônicos

Funcionários estão justificando que tal medida visa segurança do banco. Segundo Procon, procedimento é legal

Sidney Trovão
Banco não permite que clientes façam depósitos bancários após horário de atendimento tradicional

Há cerca de três meses que os clientes do banco Santander estão com dificuldade em alguns procedimentos nos caixas automáticos. Depósitos bancários só podem ser feitos enquanto a agência está aberta. Fora isso, a opção fica indisponível em qualquer máquina, seja na agência da Vila dos Lavradores ou na do centro.

Segundo o que os próprios funcionários do banco explicam aos clientes, tal medida tem sido adotada como forma de segurança, para evitar furtos dos envelopes que ficam retidos na máquina. O problema é que este procedimento tem prejudicado os clientes que não podem usar as facilidades do atendimento automático fora de hora.

De acordo com o Procon de Botucatu, apesar de não ser uma medida positiva para os clientes, o banco pode, sim, alterar seu horário de funcionamento. “É uma ação legal desde que o banco tenha autorização da Federação. E isso não é difícil de acontecer. Se o banco alegar falta de segurança, a federação autoriza que o atendimento seja feito em horários restritos”, explicou Márcio da Silva, diretor do Procon.

O Diário também procurou pelo Sindicato dos Bancários de Jaú e região, que responde por Botucatu. Segundo o Diretor Celso Correa, por não ser uma questão que envolva os funcionários, o Sindicato não pode se pronunciar.

A reportagem ainda procurou pela Assessoria de Imprensa do Santander, que por meio de nota afirmou: “O Santander informa que os caixas eletrônicos das agências de Botucatu estão passando por processo de melhoria técnica do serviço, sendo esta efetuada fora do horário de expediente bancário, tão logo finalizado, o serviço retornará ao seu funcionamento integral.”.

 

Restrição é comum

Em todo o país, bancos tem mudado horários de atendimento em caixas automáticos alegando falta de segurança. Em Botucatu, agências do Banco do Brasil e Itaú da Rua Amando de Barros já fazem isso. Como existem duas agências do mesmo banco próximas, uma fecha após as 18 horas e a outra fica aberta até as 22 horas. Também há restrição de valores para saque.

Em outras cidades, como Campinas, tem banco que também está fechando o atendimento a partir das 18 horas.

Nos estados do Paraná e Santa Catarina também tem se tornado uma ação comum.

Segundo o Banco Central, as agências podem fazer isso, se não houver segurança para o atendimento.

Veja também:

  • Diego Bonucci

    A partir das 16h00 todos os caixas eletrônicos do Santander impedem de realizar depósitos, uma palhaçada (afinal GRANDE MAIORIA DA POPULAÇÃO trabalha em horário comercial e quem consegue ir no banco antes deste horário?).
    É por esta e outras razões, que voltei para meu banco anterior ITAÚ que não têm essas frescuras e ainda tem caixas eletrônicos pra todos os lados.