Prefeitura e Sabesp promoverão atividades alusivas ao Dia do Ribeirão Lavapés

soltura-peixes-e-inauguracao-75Arquivo Diário

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Sabesp, promoverá nesta quinta-feira (3), atividades alusivas ao Dia do Ribeirão Lavapés. As ações serão concentradas na Praça da Juventude, em dois períodos: das 8h às 11h e das 14h às 16h30.

Na oportunidade haverá plantio de árvores, soltura de peixes, apresentação teatral, além de uma exposição de trabalhos e fotos sobre o Ribeirão Lavapés, que é um dos rios mais importantes de Botucatu, com mais de 6 km de extensão na área urbana.
No ano de 2014, através de um esforço conjunto entre Prefeitura de Botucatu e Sabesp, ele foi reclassificado pelo Comitê de Bacias do Rio Sorocaba e Médio Tietê, ao passar da “classe 4” para “classe 3”.
De acordo com a Agência Nacional das Águas (ANA), e conforme a Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, “o enquadramento dos corpos d’água em classes de qualidade tem por objetivo assegurar a qualidade requerida para os usos preponderantes e diminuir os custos de combate à poluição das águas, mediante ações preventivas permanentes”.
Hoje o Ribeirão Lavapés está despoluído e serve como alternativa para garantir o abastecimento de água à população. Testes mostram que a quantidade de oxigênio por litro de água no rio está acima dos 5mg, considerado ideal para o desenvolvimento da vida aquática. O Dia do Ribeirão Lavapés se tornou oficial através da Lei Municipal nº 5.810, em 22 de março de 2016, projeto de iniciativa do vereador Luiz Francisco Fonte (Fontão).