“Na base da nuvem” volta a ficar aberta à visitação

Considerada um atrativo turístico, a rampa de voo estava fechada e visitas estavam sendo cobradas

Sidney Trovão
Rampa “Na base da nuvem” pode ser visitada gratuitamente aos finais de semana

A rampa de voo livre “Na base da nuvem” está mais uma vez aberta à visitação da população e desta vez de forma gratuita. A rampa, que fica em uma propriedade rural particular, ficou fechada por alguns meses e só conseguia fazer visitas ao local quem pagasse uma taxa de R$ 5, estipulada pela proprietária da área.

Porém, nas últimas semanas a proprietária decidiu fechar de vez o local para visitação, o que causou a preocupação de quem utiliza o espaço para a pratica de voo livre. “Eu tomava conta da rampa no início, mas decidi não ficar mais no espaço. Foi então que a dona do lugar decidiu fechar. Mas como agora ela queria proibir a entrada de vez por não haver interesse de ficar tomando conta, eu revolvi assumir de novo. Arrendei o espaço e agora as visitas são permitidas aos sábados e domingos das 8 às 18 horas, sempre gratuitamente”, explicou Carlos Eduardo Tosetto, piloto e instrutor de parapente.

Durante a semana as visitas também são permitidas, mas só podem ser feitas com guias. Os interessados devem agendar um horário na agencia Ecocuesta (3354-6001) para que um guia abra a porteira e acompanhe o passeio. Mesmo assim, a visita será gratuita.

A rampa é mundialmente conhecida pela prática de voo livre. O local já recebeu campeonatos estaduais e nacionais, se tornando um atrativo para quem gosta de voar de parapente. “Fui eu quem trouxe esses campeonatos para a cidade e fiz a rampa ficar conhecida. Fiquei triste ao saber que o local poderia ser fechado, afinal a rampa ‘Na base da nuvem’ e um local turístico”, salientou Tosetto.

Com a reabertura, além das belezas naturais, os turistas e visitantes agora terão novidades: uma lanchonete. O estabelecimento venderá lanches naturais, sucos e refrigerantes, uma novidade. “Esta lanchonete foi aberta pelo meu sócio Roberto Mafei. Estamos arrendando o espaço juntos e trazendo estes benefícios”, destacou Tosetto.

 

Festival de parapente deve marcar reinauguração

Nos dias 29 e 30 de abril acontece um festival para marcar a reinauguração da rampa “Na base da nuvem”. Mais de 45 pilotos já estão inscritos para as atividades dos dois dias.

Segundo a organização, haverá voo panorâmico de helicóptero, voo duplo de parapente e festival de voo acrobático. “A estrada será gratuita e toda a população está convidada a participar”, afirmou Tosetto.