Imagem de Nossa Senhora de Lourdes é alvo de vandalismo

Vidro que a protegia em Rubião Júnior foi atingido na madrugada de segunda-feira (13)

nossa-senhora-de-lourdes-vandalizadaSidney Trovão
Imagem de Nossa Senhora de Lourdes agora está dentro da Igreja de Santo Antônio

Não foram nem 36 horas que a imagem de Nossa Senhora de Lourdes permaneceu na gruta dedicada à santa, localizada em Rubião Júnior. Colocada no local na tarde de sábado (11), durante cerimônia em homenagem ao dia dela, na madrugada de segunda-feira (13) o vidro que protegia a imagem foi atingido por uma pedra, que quebrou também os pés da figura, importada da cidade francesa de Lourdes.

De acordo com informações de um morador do bairro, a polícia foi acionada na madrugada por conta do excesso de barulho na região. O saldo da bagunça foi visto por uma fiel pela manhã: o vidro e parte da imagem da santa aos pedaços. “Não sabemos o que aconteceu, tem a pedra lá dentro [do local onde ficava a imagem], uma pedra grande”, conta Maria de Lourdes Gonçalves, tesoureira da Paróquia Santo Antônio.

nossa-senhora-de-lourdes-vandalizada-2Sidney Trovão
Detalhe dos pés da imagem que foram atingidos pela pedra

Ela afirma que foi uma surpresa a ocorrência, porque desde que foram instaladas câmeras ao redor da Igreja de Santo Antônio, local em que a gruta de Nossa Senhora de Lourdes dá acesso, não houve mais casos de vandalismo por ali. “Eles vêm aqui, tem gente que vem fumar droga, vem tudo, mas sempre estamos aqui limpando e nunca ninguém mexeu em nada, ninguém nunca quebrou vidro mais”.

Mas a paroquiana também recorda que a gruta em que fica a imagem de Santo Antônio, embaixo da igreja, já foi quebrada. Mas desde que o vidro foi trocado não houve novas tentativas.

 

CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO DE GRUTA REUNIU CENTENAS DE FIÉIS

dia-de-nossa-senhora-de-lourdesSidney Trovão
Imagem, doada por um fiel, foi colocada em gruta no último sábado (11), dia de Nossa Senhora de Lourdes; centenas de pessoas participaram da missa e evento

Dia de Nossa Senhora de Lourdes, protetora dos enfermos, no sábado (11) foi celebrada a missa em homenagem à santa às 16h na Igreja de Santo Antônio. Após a cerimônia, que estava lotada, por volta das 17h a imagem doada por um fiel – importada de Lourdes – foi colocada na gruta dedicada a ela pelo padre Ivonil Parraz.

nossa-senhora-de-lourdes-e-vandalizadaSidney Trovão
A paroquiana Leonice Forte mostra pedra que quebrou vidro da gruta e a imagem

A gruta foi finalizada na última quinta-feira (9). Além da imagem, o local conta com uma mina que foi recuperada durante a construção, parte feita voluntariamente por fiéis, que doaram também material. Ao lado, há um local de oração, em que ainda será colocado um banco.

Agora, a imagem está dentro da Igreja de Santo Antônio, para onde foi realocada pelo padre. Ainda não há previsão sobre o que será feito com a imagem e o vidro atingido.