Igrejas católicas realizam três festas neste fim de semana

Além da confraternização, o principal intuito das paróquias é angariar verbas para reformas

As festas católicas em prol de projetos de evangelização e reformas são uma tradição nas cidades do interior. E em Botucatu não é diferente. Começaram na sexta-feira(7) e se estendem até domingo (9) festas de três igrejas da cidade.

Dentre os eventos estão a “Festa de São Francisco”, realizada pelo Santuário Nossa Senhora de Lourdes dos Frades Capuchinhos, a “1ª Festa do Frango”, realizada pela paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima e a grande quermesse da paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, realizada pela própria comunidade.

Festa de São Francisco

Frei Ismael fala sobre a Festa de São FranciscoSidney Trovão
Frei Ismael fala sobre a Festa de São Francisco

A “Festa de São Francisco” ocorre no pátio do Santuário Nossa Senhora de Lourdes. E segundo o frei responsável pela igreja, Ismael Martignago, todo o dinheiro arrecadado nos três dias de evento será destinado para a finalização da reforma do local.

Ele explica que os reparos se mostravam necessários há algum tempo.

“A igreja tem 102 anos. O reforço da torre era de madeira e estava todo corroído por cupins. Então nós estamos acabando de substituir por vigas de aço. A cúpula, que é feita de estuque, também será substituída. Terminado isso o próximo passo é o concerto dos arcos que estão rachando”, explica.

Essa é a primeira vez que a igreja realizará um evento grande. As últimas festas ocorreram na década de 50 e eram de menores proporções.

1ª Festa do Frango

Wanderley Bassetto “Nós sempre quisemos fazer uma festa diferenciada das que já existiam”Arquivo Pessoal
Wanderley Bassetto “Nós sempre quisemos fazer uma festa diferenciada das que já existiam”

A paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima realiza a primeira festa do frango de Botucatu. A ação acontece em prol de uma das capelas pertencentes à igreja, a Capela São Judas Tadeu, localizada no Jardim Itamaraty.

O local também passa atualmente por um processo de reforma e toda a verba arrecada será destinada à sua conclusão.

Wanderley Bassetto, integrante da comissão organizadora da festa, explica como se concebeu a ideia do evento. “Nós sempre quisemos fazer uma festa diferenciada das que já existiam, então surgiu a ideia de fazer a festa do frango. Mas só frango ficaria um pouco pesado. Então nós resolvemos fazer dois dias com apenas produtos de frango e o domingo com o churrasco”, conta.

A festa acontece no salão paroquial da igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Quermesse de Santa Terezinha

O coordenador da pastoral de comunicação da igreja Santa Terezinha, Rodrigo MartinsArquivo Pessoal
O coordenador da pastoral de comunicação da igreja Santa Terezinha, Rodrigo Martins

A igreja Santa Terezinha do Menino Jesus promove sua tradicional quermesse. A parte religiosa da solenidade em honra à santa ocorreu no fim de semana passado.

Já neste fim de semana ocorre a parte festiva, com diferentes comidas e bebidas, barracas e brinquedos para as crianças.

Toda a verba arrecadada será destinada a construção do centro catequético, que a igreja ainda não possui, e com os gastos da própria paróquia.

De acordo com o coordenador da pastoral de comunicação da igreja, Rodrigo Martins, o horário da missa de domingo terá, excepcionalmente, uma pequena alteração. “A missa de domingo ocorre geralmente às 19 horas, mas em decorrência da festa ela vai ser antecipada para as 18 horas”, conclui.

Acompanhe a programação das festas

Festa de São Francisco

08/10 – Sábado: Almoço Gaúcho (Espetão) e show com “Emerson e Nando” a partir do meio dia. A partir das 20 horas e 30 minutos, show com grupo “Rabo de Saia”

09/10 – Domingo: Almoço italiano e “Trio Fundo de Conversa” a partir do meio dia. A partir do das 20 horas e 30 minutos, show com a banda “ABR3”

Festa do Frango

8/10 – Sábado: Venda de diversos produtos de frango e show com “Ricardo e Natália” partir das 19 horas

9/10- Domingo: Churrasco no espeto e show com “Ângelo e Ricardo” a partir das 11 horas e 30 minutos

Quermesse de Santa Terezinha

Barracas com diferentes produtos alimentícios e brinquedos para as crianças.

Nos dias 8 e 9 de outubro a partir das 19 horas.

Veja também: