IB expande cursinho Pré-Universitário para São Manuel

Parceria entre Unesp e Prefeitura de São Manuel possibilitou a abertura de 40 vagas para estudantes dispostos a ingressar em uma universidade pública

Redação Diário | Diário Botucatu

No ultimo dia 13 de setembro, após publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, foi formalizado a implantação, em São Manuel, do Cursinho Pré-Universitário Atena do Instituto de Biociências da Unesp – Câmpus de Botucatu. É a primeira vez que esse projeto de extensão amplia suas atividades para outro município. O objetivo é oferecer, gratuitamente, aulas diárias, no período noturno, para que estudantes interessados em ingressar no ensino superior possam realizar o sonho de cursar uma universidade pública.

O cursinho comunitário, que por enquanto é semiextensivo (com duração de seis meses), foi viabilizado por meio de uma parceria com a Prefeitura de São Manuel, que ficará responsável por custear as bolsas dos 10 professores (e 3 monitores), todos alunos de graduação do IB/Unesp. Foram abertas 40 vagas para o segundo semestre de 2017, mas existe a possibilidade de, no ano que vem, o projeto receber até 80 alunos.

Os alunos que atingem pelo menos 70% de frequência nas aulas ganham isenção da taxa de inscrição nos vestibulares da Unesp. Além do suporte pedagógico, o IB oferece todo o material para a realização das aulas, inclusive as apostilas. Periodicamente, são realizados simulados para avaliar o rendimento dos alunos. Para serem aceitos no cursinho, os interessados precisam passar por uma avaliação socioeconômica.

O prefeito de São Manuel disse estar bastante satisfeito com a presença e frequência dos alunos nas aulas e o entusiasmo com que eles participam do projeto. “Esse é um cursinho que ajuda os jovens que não têm condições de custear os estudos preparatórios para prestar os principais vestibulares das universidades gratuitas. Isso é aplicar bem o dinheiro público. Começamos com 40 alunos, mas a nossa expectativa é abrir a segunda turma já no ano que vem para preparar os nossos jovens para ingressar em uma boa universidade”, destaca Salaro

Veja também: